A gestão de dados em TI é o ponto de partida para tomada de decisão e indispensável para manter um negócio em destaque! Portanto, se a sua empresa coleta e armazena informações, mas não desenvolve nenhuma ação a partir disso, é hora de mudar.
Conceitos como Big Data, Data Driven e Business Intelligence são cada vez mais comuns e visados pelo mundo corporativo. Contar com inteligência, segurança e inovação é o caminho para satisfazer o público e orientar a gestão de demandas de TI com base em evidências.
Descubra como alavancar seus resultados e amadurecer a visão analítica da sua operação conectando dados, metas e experiência do cliente com a leitura deste artigo!
Qual a importância de uma gestão de dados estratégica?
Os dados podem trazer as respostas e insights que a sua organização procura para aprimorar processos, ferramentas e aptidão técnica com alto nível de acerto. Essa é a principal importância desse tipo de prática.
Imagine um quebra-cabeças: uma peça, por si só, não repassa uma mensagem. O conjunto, porém, forma uma imagem.
A tendência é a mesma com os dados e sua gestão. Quando isolados, não querem dizer muita coisa. Mas, reunidos, representam o conhecimento sobre seu público, sua equipe e sobre todas as atividades executadas no dia a dia.
Uma pesquisa da KPMG publicada em 2021 indica que as empresas ainda precisam evoluir muito para alcançarem todas as oportunidades que a gestão de dados pode proporcionar:
- 75% dos executivos entrevistados acreditam na eficácia dos dados para mudanças radicais em seus modelos de negócios;
- 57% não têm uma estratégia de dados estabelecida;
- somente 11% deles priorizam o uso de dados.
Como fazer uma gestão de dados estratégica em TI?
A tecnologia é um fator chave para permitir que dados sejam geridos com eficiência. O tempo em que gestores se dedicavam a interpretar informações manualmente, configurando e preenchendo planilhas já passou.
O dinamismo e a competitividade exigem precisão e rapidez. Sem contar que, ao atribuir essa tarefa às máquinas, os profissionais podem ter mais tempo e energia para propor e executar planos de ação.
Para isso, é preciso buscar soluções seguras e capazes de identificar informações relevantes às operações. Um levantamento da PwC apontou que o orçamento cibernético das empresas com esse fim aumentou até 10% em 2022 para 36% das corporações avaliadas.
No próximo, você vai descobrir por que esses números tendem a seguir em alta!
5 motivos para investir em um sistema de gerenciamento e gestão de dados em TI
Recursos tecnológicos favorecem o gerenciamento de dados — isto é, a organização segura e estruturada — e a gestão deles — com ferramentas e opções de análise.
Confira os principais argumentos que justificam o valor da tecnologia para o uso de dados de acordo com o que nossos especialistas seguem comprovando entre as empresas que adquirem um Service Desk como o sistema Tiflux.
1 – Conhecimento aprofundado sobre os clientes
Existem dois tipos de fundamentos sobre o público indispensáveis para o sucesso de uma operação de TI:
- perfil dos contratantes;
- informações sobre os atendimentos prestados.
Uma base de dados qualificada permite interpretações reais sobre quem a sua equipe atende. Isso viabiliza um tratamento personalizado, o que qualifica a experiência do cliente e eleva os resultados de satisfação.
Por outro lado, outros detalhes que um sistema como o Tiflux consegue reunir são primordiais para compreender a rentabilidade das operações, como:
- criação de campos personalizados para coleta de informações;
- categorização de tickets;
- horas dedicadas a cada cliente;
- deslocamentos realizados.
Esse é o primeiro ganho que uma ferramenta completa pode oportunizar!
2 – Rastreabilidade dos atendimentos garantida
Complementando o que abordamos acima, a rastreabilidade é outro critério fundamental para a gestão de dados sobre o histórico de serviços executados pelo time de TI. As funcionalidades que contribuem para isso são:
- catálogo de serviços;
- gestão de tickets;
- comunicação interna e externa (arquivamento de conversas entre os técnicos e com o cliente);
- apontamentos da equipe dentro do sistema, documentando as demandas realizadas para cada ticket.
Assim, o atendimento ao cliente pode ser melhorado continuamente, considerando fatos condizentes às verdadeiras necessidades do público, da área e da empresa.
3 – Relatórios e dashboards centralizados
O gerenciamento e a gestão de dados exigem parâmetros e regularidade. Trazer isso para um contexto de múltiplos canais e grandes volumes de informação sem o uso de tecnologias pode descredibilizar suas análises.
Um sistema especializado não só é capaz de superar o desafio e de entregar dados consistentes, como também executa tudo isso com agilidade, disponibilizando dashboards em tempo real.
4 – Segurança
Lidar com dados pede atenção com regulamentações e medidas severas de proteção contra violações. As diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) devem ser cumpridas à risca.
Por essa razão, investir em uma tecnologia com esse pré-requisito é uma forma de oferecer confiabilidade e manter o uso correto das informações dos clientes e do negócio.
5 – API para integração com outros sistemas
O fato de possuir API aberta faz com que uma solução de TI possa ser conectada a outros softwares da corporação. Isso favorece a comunicação entre diferentes departamentos e enriquece a base de dados.
É possível, ainda, elevar a gestão de dados à máxima potência. O sistema Tiflux, por exemplo, pode ser facilmente integrado a programas como o Microsoft Power BI, aprofundando as análises de negócios da empresa.
Faça um teste gratuito com a Tiflux
Agora que você já sabe todos os pretextos envolvidos na gestão estratégica de dados em TI, que tal dar o primeiro passo para a excelência dos seus serviços?
Deixe o seu comentário