TiFlux | Blog
Categorias
Todas as categorias Acesso remoto
Atendimento ao cliente
Atualizações Tiflux
Empreendedorismo
Gestão de chamados
Gestão de equipes
Gestão de projetos
Gestão de serviços
Gestão de TI
Performance de TI
Gestão de vendas
Help Desk
Inteligência artificial
Segurança da informação
Service Desk
Suporte ao cliente
Tecnologia da informação
Uncategorized
Webinar
+ Conteúdos
Materiais
Tudo sobre:
Atendimento ao cliente Whatsapp Business Help Desk Service Desk ITSM Customer Success Gestão de TI
Site Assinar newsletter
Gestão de projetos 7 minutos

O que é Kanban e por que usar em seus projetos?

TIFlux - O que é Kanban e por que usar em seus projetos?
Ademir Vicente Machado Junior
Por Ademir Vicente Machado Junior
1 de junho de 2023

Compartilhe:

LinkedinFacebook

O método Kanban é um sistema que ajuda pessoas a se organizarem por meio de “post-its”, os cartões que são muito usados para anotações no dia a dia. Esse tipo de método visual é muito útil no gerenciamento e condução do trabalho.

Ele funciona com a visualização de um quadro que representa o cronograma do projeto, onde é possível organizar, por colunas e cartões, as tarefas a serem realizadas. À medida que são concluídos, os itens são transferidos de coluna para identificar o que ainda precisa ser feito.

As empresas usam esse recurso para reduzir o tempo de execução das tarefas ou mesmo para criar uma funcionalidade. Ao otimizar esses processos, é possível aumentar a produtividade da equipe e melhorar a qualidade do trabalho.

Com as rotinas cada vez mais corridas, a metodologia Kanban pode ser uma grande aliada das empresas, buscando sempre os melhores resultados possíveis e deixando o dia a dia no trabalho um pouco mais em ordem.

Se você quer conhecer ainda mais detalhes sobre o que é o Kanban e saber o porquê utilizá-lo em seu projeto, continue a leitura do artigo a seguir.

O que é Kanban?

O Kanban é um método para a gestão de fluxo de trabalho, feito para definir e gerenciar as demandas de uma pessoa ou equipe. Com ele é possível visualizar melhor as tarefas e organizar os projetos de uma maneira mais eficiente.

Possui uma abordagem simples, eficiente e direta e é um recurso mais ativo na resolução das demandas. Por apresentar praticidade e resultados rápidos, é um aplicativo de gestão bastante conhecido pelo mundo.

Foi desenvolvido na década de 40 pela Toyota, colocado em prática em 1953 e classificado como uma parte do Sistema Toyota de Produção. Foi criado para equilibrar a produção na indústria e evitar que faltasse ou sobrasse produtos no estoque da empresa.

É uma palavra de origem japonesa, que significa “cartão” ou “sinalização”. Isso se deve ao fato de o método Kanban utilizar os famosos “post-its” para a organização das tarefas.

Por ter o seu desenvolvimento inicial feito por um fabricante de automóveis, seu foco inicialmente eram as indústrias, o que acabou mudando com o passar do tempo. Atualmente, o recurso é utilizado em diferentes áreas, como prestação de serviços, marketing e desenvolvimento de softwares.

O Kanban é um fluxo de trabalho visual que utiliza de quadros para o planejamento das tarefas. Em suas configurações, possui cartões, colunas e a ideia de melhoria contínua, que serve para controle e engajamento da equipe.

Existem dois tipos de Kanban: o de produção e o de movimentação:

  • Kanban de movimentação: os departamentos envolvidos na tarefa recebem notificações ou alertas para iniciar a sua produção;
  • Kanban de produção: os colaboradores visualizam a sequência do projeto por meio de um mural que é dividido em “to do” (o que deve ser feito),  “doing” (tarefas em execução) e “done” (tarefas já concluídas).

Por utilizar uma referência visual como os cartões coloridos, a visualização e interpretação das tarefas entre os funcionários pode ser facilitada. Além disso, torna o trabalho mais rápido e eficiente devido a essa praticidade.

Outro facilitador da metodologia Kanban é o limite de trabalho em progresso, que não permite que uma nova produção seja iniciada até que um pedido pronto seja despachado. Isso ajuda a evitar atrasos nas entregas e regula um bom fluxo de trabalho.

No início, pode parecer um pouco complicado implementar esse tipo de recurso com a equipe, mas, na prática, pode ser mais fácil do que parece. Ao compreender os benefícios desse método, é possível praticá-lo a fim de aumentar a eficiência do trabalho.

Como o Kanban funciona?

O Kanban possui uma metodologia simples e de fácil acesso para todos, buscando sempre maior praticidade em sua utilização. Ao visualizar o fluxo de trabalho, é possível realizar as correções necessárias para que tudo flua normalmente.

Ao entrar em um quadro, você observa colunas e cartões. Cada cartão representa uma tarefa de trabalho e cada coluna representa uma etapa desse fluxo de trabalho. Ao iniciar o item “X”, é preciso puxá-lo da coluna “A fazer” e movê-lo para “Fazendo” e, ao concluir, para “Feito”.

É claro que essa perspectiva pode mudar de acordo com as necessidades de cada equipe, uma vez que as colunas podem ser personalizadas conforme as demandas de trabalho e os seus processos específicos.

Um dos objetivos principais do Kanban é fazer com que um número gerenciável de itens ativos esteja em percurso a qualquer momento. Mudar o foco da equipe no meio do processo pode ser muito prejudicial e a multitarefa pode causar desperdício de tempo e insucesso. 

Por isso, é importante limitar o trabalho em andamento, definindo o máximo de tarefas por estágio e fazendo com que um cartão só seja movimentado para a próxima coluna quando houver capacidade disponível. Isso ajuda a evidenciar problemas nesse percurso e a promover soluções eficientes nesse processo.

Benefícios do Kanban em projetos

O Kanban oferece inúmeros benefícios para os seus usuários, sendo um recurso muito útil para equipes e empresas que buscam uma melhor organização de suas tarefas no cotidiano corrido de trabalho.

A seguir, confira alguns dos principais benefícios dessa metodologia:

Visualização clara do fluxo de trabalho

Entre os principais benefícios do Kanban, está a praticidade de visualizar todo o projeto em andamento. Desta forma, é possível avaliar e identificar problemas no percurso, facilitando assim a solução deles.

Com uma central de informações disponíveis, as tarefas não se perdem e os usuários podem receber uma atualização rápida sobre o status do projeto ou de cada tarefa em si. Esse tipo de transparência auxilia na agilidade do processo.

Identificação de gargalos e atrasos

Ao visualizar todo o cronograma, é possível identificar gargalos e atrasos que possam prejudicar o trabalho da equipe. Sendo assim, o gerenciamento deste fluxo pode ser realizado de forma a buscar melhorias.

Com a identificação das tarefas em uma visão mais ampla, o usuário consegue agilizar o trabalho de acordo com as demandas e evita atrasos nas entregas.

Melhoria contínua

Por apresentar feedbacks e avaliações contínuas do andamento desses projetos, é possível promover melhorias ao longo de todo o processo de trabalho. 

Pontuar possíveis problemas durante a realização das tarefas ajuda na resolução e na correção ao longo do caminho.

Flexibilidade e adaptação

O método Kanban permite ao usuário que realize ajustes rápidos no cronograma, possibilitando a mudança de prioridades de tarefas de acordo com as demandas e necessidades de cada projeto especificamente.

Essa flexibilidade valoriza ainda mais a metodologia, pois a rotina de trabalho requer um poder de adaptação que garanta o sucesso das atividades. 

Como começar a usar o Kanban em seus projetos

Ainda que seja um recurso bastante completo, de grande utilidade e que pareça difícil de ser implementado, o Kanban não é um bicho de sete cabeças. Inicialmente é preciso ter um sistema de gestão que ofereça um quadro virtual.

A equipe deve ser instruída sobre a nova metodologia e preparada para a nova modalidade de fluxo de tarefas. Se possível, devem ser oferecidos treinamentos para que todos entendam o funcionamento do método e entendam os benefícios dessa nova aplicação.

Antes de iniciar um cronograma, é importante definir as prioridades das demandas, mapeando os processos internos e deliberando as tarefas conforme for necessário. Também é fundamental manter o quadro atualizado para que todos entendam suas funções e atividades a serem realizadas.

Após a criação de um quadro, é necessário organizar as colunas (posicionadas verticalmente) e criar os cartões com as tarefas indicadas. Recomenda-se também a criação de tags que determinam categorias das atividades e otimizam bastante os quadros.

Para garantir ainda mais o sucesso na utilização deste método, é importante mensurar esses processos a fim de evitar a incidência de erros e promover uma melhora contínua no trabalho realizado pela equipe.

O Burndown Chart é um gráfico usado por equipes que utilizam o Scrum para relatar o progresso diário de algum projeto de trabalho em desenvolvimento. Trata-se de um método que ajuda a medir o que foi feito e o que ainda precisa ser executado.

Esse tipo de precaução ao implementar a metodologia Kanban com sua equipe ou empresa, pode ajudar muito na prevenção de possíveis problemas na execução dos cronogramas e permite que soluções e melhorias sejam sempre proporcionadas ao longo do processo.

Você quer saber mais sobre possíveis soluções para gerenciamento de projetos, mudanças e prazos em sua equipe? Conheça mais detalhes sobre as metodologias ágeis e saiba quais os benefícios desses recursos.

TIFlux -

Veja também

TIFlux - O que é Gerenciamento e Gestão de Riscos em 4 Passos

O que é Gerenciamento e Gestão de Riscos em 4 Passos

TIFlux - Gestão de projetos: como aplicar de forma eficiente em sua empresa

Gestão de projetos: como aplicar de forma eficiente em sua empresa

TIFlux - Avaliação de desempenho: 7 modelos para aplicar na gestão de projetos

Avaliação de desempenho: 7 modelos para aplicar na gestão de projetos

Quer se tornar um especialista em serviços de atendimento?

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail!

Empresa
Carreiras
Sistema
Funcionalidades Preços API Termos de uso Status do Tiflux
Soluções
Atendimento ao cliente Atendimento interno Gestão de TI
Serviços
Guia de uso Canal de suporte Academia Tiflux
Conteúdos
Blog Materiais
Telefone
+55 (11) 4200-8293
Horário de atendimento
Segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 18h
Endereço
Rua Fortaleza, 87 - Saguaçu - 89.221-650 - Joinville - SC
Comercial
[email protected]
Suporte
[email protected]
© 2025 Tiflux, Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Vá para versão mobile