Atendimento ao cliente 7 minutos

Dicas de como melhorar a produtividade da sua equipe de atendimento

TIFlux - Dicas de como melhorar a produtividade da sua equipe de atendimento
Ademir Vicente Machado Junior
11 de maio de 2023

Compartilhe:

Ter uma equipe de atendimento produtiva é essencial para o bom desempenho da organização, pois isso gera maior satisfação do cliente e melhor vantagem competitiva. 

A alta performance requer um bom direcionamento dos líderes, para que os colaboradores se alinhem com os objetivos do negócio, se sintam engajados e façam um trabalho mais adequado. Para isso, é preciso focar em tarefas do dia a dia que ajudam a melhorar a produtividade da equipe.

Neste artigo, listamos as principais dicas para liderar uma equipe de atendimento com sucesso, torná-la mais produtiva e estar à frente dos concorrentes com um serviço de qualidade. Confira!

7 dicas para liderar uma equipe de atendimento mais produtiva

Uma equipe bem alinhada e que tem o acompanhamento constante do gestor é a chave do sucesso para um atendimento de excelência e alta produtividade

Mas para isso, é fundamental que os líderes saibam conduzir esse processo com eficácia e estratégia. A seguir, listamos as 7 principais dicas para ter uma equipe de atendimento mais produtiva.

  1. Estruturar metas para a equipe de atendimento

Para manter a equipe engajada e com alta produtividade, é necessário criar metas, individuais ou coletivas, que estejam de acordo com a realidade da empresa e as necessidades dos clientes. O time precisa ser bem orientado para que as atividades sejam executadas com precisão e, assim, os objetivos sejam alcançados com sucesso.

É importante estruturar uma lista de tarefas que precisam ser feitas e alinhá-las com base nos planos estratégicos e operacionais. Dessa forma, os gestores conseguem orientar seus colaboradores com maior facilidade sobre os objetivos, metas e prazos de maneira eficiente, mantendo todos bem informados.

  1. Dar feedbacks periodicamente

Os feedbacks são fundamentais para melhorar a produtividade da equipe, pois permitem que os gestores consigam identificar gargalos e também oportunidades. É uma troca de informações entre líderes e equipe, uma ajuda mútua para manter o trabalho sempre bem executado.

Aceitar e dar sugestões, críticas e ideias é uma forma de elevar o nível dos atendimentos, pois mantém toda a organização sempre alinhada e focada com os objetivos e metas. Falhas também podem ser corrigidas quando os feedbacks são feitos periodicamente. A constância dessas reuniões e trocas é importante.

  1. Ter a tecnologia como aliada

Investir em tecnologia é fundamental para empresas que desejam entregar ao seus clientes um atendimento eficiente e de qualidade. Um estudo realizado pela TNS Research, mostra que organizações que investem na tecnologia como aliada, crescem 60% a mais do que as que não utilizam.

Isso mostra a importância de implementar ferramentas de automação e outras tecnologias que ajudam na otimização dos processos. Para aumentar a produtividade, obter resultados e otimizar as atividades, sem perder a qualidade, a automação é uma peça chave no sucesso do atendimento.

Leia também: Help Desk: o que é, vantagens e dicas para implementá-lo do início ao fim

  1. Treinar a equipe de atendimento

Treinar os colaboradores para que todos estejam bem sincronizados com os propósitos da empresa, é uma dica essencial para a melhora da produtividade no atendimento. Existem várias maneiras de manter a equipe sempre atualizada e capacitada, por exemplo:

  • Seminários;
  • Cursos;
  • Palestras;
  • Auxílio no uso da tecnologia;
  • Cases de sucesso;
  • Entre outros.

O crescimento em equipe é o fator-chave para o bom relacionamento interno, eficiência no trabalho e melhora da comunicação com os clientes. Um líder que se preocupa com o bom desempenho dos seus funcionários e investe em capacitação, está à frente de muitos concorrentes.

  1. Alinhar os interesses individuais

Entender o perfil de cada funcionário e encontrar um ponto de equilíbrio entre os interesses de todos é importante para o crescimento da produtividade e a fluidez dos processos.  Faz toda a diferença deixar claro que o tempo de cada um é importante para contribuir com um objetivo maior.

Esse é um processo que envolve uma descrição clara e determinada de responsabilidades e ajustes de expectativas. Essas são duas razões cruciais para o engajamento da equipe de atendimento e o alcance das metas estipuladas, sejam individuais ou coletivas.

  1. Acompanhar o desempenho da equipe

Uma boa liderança de equipes de atendimento precisa, constantemente, acompanhar métricas de desempenho das atividades. Esse monitoramento é essencial para que os gestores possam moldar o trabalho com base nos propósitos do negócio. 

Através dessa análise também é possível entender o nível de satisfação dos clientes e se a empresa está oferecendo um atendimento que entenda as reais necessidades de cada um. Alguns pontos a se observar nesse acompanhamento é: 

  • As demandas são solucionadas? 
  • As vendas são executadas com sucesso? 
  • Os problemas são resolvidos com eficiência? 
  • O nível de fidelização é alto? 
  1. Investir em um sistema de atendimento

Para executar um atendimento ao cliente de alto nível, mantendo a constante produtividade dos colaboradores, é essencial o uso de um sistema help desk

É importante mensurar as atividades de atendimento para que o gestor consiga identificar a capacidade que a equipe tem para atender determinada demanda do setor e, assim, contribuir para melhorar os resultados da empresa. 

Ter dados e informações através de relatórios detalhados é fundamental para entender quais atividades estão fluindo e quais precisam ser modificadas, ou melhor direcionadas. 

Além disso, é preciso entender quais são os colaboradores mais produtivos, qual é a média de atendimento que o time faz diariamente e qual é o impacto disso para a empresa. Sem os dados corretos dos atendimentos, é difícil definir as estratégias e metas de crescimento. 

Gostou deste conteúdo e deseja manter a sua equipe sempre produtiva utilizando a tecnologia certa? Baixe o nosso e-book e aprenda a construir uma ferramenta eficiente de atendimento para o seu time.

Deixe o seu comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.