Atendimento ao cliente 7 minutos

Como se preparar para o atendimento em datas comemorativas durante a Black Friday, Natal e outras

Ademir Vicente Machado Junior
15 de novembro de 2022

Compartilhe:

O fim do ano é sempre um período estratégico para alcançar bons resultados em vendas. E, claro, empresas preparadas para manter a qualidade de atendimento em datas comemorativas saem na frente.

Vale destacar que em 2022, o período será impulsionado também pela Copa do Mundo. De acordo com dados do Think With Google, 86% dos brasileiros pretendem acompanhar o mundial. E você sabia que o Brasil vai estrear no campeonato exatamente no dia da Black Friday?

Então, assim como a seleção brasileira, é importante se preparar para este momento! Garantir uma boa presença na jornada de compra dos clientes é essencial, incluindo iniciativas como:

  • ofertas personalizadas;
  • atendimento de excelência;
  • disponibilidade de um bom pós-venda.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo site Pequenas Empresas & Grandes Negócios, 80% das pessoas pretendem comprar online no Brasil durante a Black Friday. Artigos de futebol e itens para o Natal são os produtos que ocupam o topo da lista de 86% dos entrevistados.

Quer saber o que fazer com essas informações e desenvolver uma excelente estratégia para entrar em campo com a sua marca e fazer muitos gols em vendas? Comece com a leitura deste artigo e descubra como conquistar tudo isso!

Por que o atendimento em datas comemorativas é essencial para o sucesso das vendas?

A forma como a sua empresa se comunica com o seu público tem muito a dizer sobre a performance dos seus resultados e, por essa razão, é tão importante! Essa deve ser uma preocupação estendida a todos os seus meios de contato. 

Uma pesquisa da PwC de 2021, por exemplo, revelou que 41% dos consumidores globais compram via celular. Mais do que isso, em compras online, o serviço rápido e confiável são os atributos principais para cerca de 50% das pessoas. Além disso, em períodos de grande volume de vendas, é preciso ter uma estrutura bem planejada para administrar todos os atendimentos com eficácia.

Do contrário, sua marca pode ter que lidar com problemas como:

  • extensas filas de espera;
  • instabilidade e tempo maior de carregamento em páginas online;
  • insatisfação do público;
  • destaque da concorrência e baixa retenção de clientes.

Vale lembrar que tudo isso não diz respeito apenas a varejistas, mas sim a praticamente qualquer negócio, seja B2B ou B2C

O final do ano é um período intenso de procura por produtos e serviços, e contar com uma boa estrutura de atendimento favorece uma experiência de qualidade ao seu público. Para que esse objetivo seja alcançado, é necessário unir:

  • bons processos;
  • equipe bem preparada;
  • um sistema especializado.

Confira, a seguir, como fazer isso na sua empresa e evite um mau atendimento aos seus clientes, especialmente em datas comemorativas. 

5 dicas para preparar seu atendimento em datas comemorativas

Vamos, então, a 5 recomendações do que você deve buscar para atender bem seus clientes em datas comemorativas (e em qualquer outro período do ano). 

1- Conheça bem o seu público

O princípio básico de uma operação de atendimento em datas comemorativas de forma bem elaborada parte do nível de conhecimento sobre quem adquire seus produtos ou serviços. Buscar informações em relatórios, consultar o histórico e saber qual é o perfil dos consumidores é essencial. 

Assim, você consegue obter referências que ajudam a prever comportamentos, ou mesmo a personalizar abordagens e ofertas de produtos

2- Dimensione previamente o volume de chamados

Com base nos anos anteriores, faça comparações entre os atendimentos em datas comemorativas dos mesmos períodos do ano e concentre evidências e características do relacionamento com o seu público durante esses meses. 

Esse é um fator fundamental, inclusive, para adequar o número de técnicos e atendentes das equipes, distribuindo bem a gestão dos chamados. 

3- Promova a integração dos canais de contato

Contar com diversos canais é outro ponto determinante de uma boa operação de atendimento ao cliente em datas comemorativas. Nesse sentido, para tornar sua marca presente significa estar disponível em:

Porém, de nada adianta oferecer tantos canais sem uma estratégia que os integre. Um sistema especializado, como o Tiflux, concentra todas as demandas em um único ambiente, contribuindo para um atendimento ágil e para a clareza da comunicação. 

4- Revise os processos e fluxos

Assegure-se de que os chamados passam por um encaminhamento eficaz durante as rotinas. Um atendimento em datas comemorativas excelente ao cliente não depende só da solução utilizada e de uma equipe empenhada. 

Sendo assim, é recomendável preparar tudo antes de momentos de alta demanda. Lembra-se da história da seleção entrando em campo, no início deste artigo? Um time com o melhor treinador e com jogadores exemplares não consegue ganhar um jogo sem tática.

O mesmo acontece com departamentos de suporte ao cliente. Dedique-se a desenhar uma boa sequência de repasses, entenda como dividir o time por níveis de complexidade e coloque em prática um bom plano para organizar os atendimentos da empresa

5- Conte com uma tecnologia

Na hora de escolher uma solução para sua empresa, analise criteriosamente opções que correspondam às exigências das atividades do departamento. Por exemplo:

  • painel de controle completo sobre as operações;
  • estrutura para atendimento omnichannel;
  • abertura do sistema para integração com outras ferramentas via API;
  • opções de Help Desk;
  • automações;
  • relatórios consistentes;
  • segurança da informação segundo diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ao tomar esse tipo de decisão, leve em conta os itens acima e avalie opções capazes de satisfazer sua corporação a médio e longo prazos.

Invista em uma plataforma de qualidade para o seu atendimento!

O sistema Tiflux segue todos os requisitos de uma solução robusta para o atendimento ao cliente. Com ele, sua operação terá vantagens como:

  • disponibilidade de dados e análises inteligentes acessíveis a qualquer momento;
  • aumento da produtividade da equipe com um sistema eficiente;
  • clientes mais satisfeitos e, consequentemente, indicadores como Net Promoter Score (NPS) em elevação;
  • transparência nas comunicações internas e externas com garantia da informação à equipe e aos clientes;
  • velocidade nas respostas  com ferramentas de facilitação para resolução das tarefas.

Que tal testar e comprovar tudo isso a partir de agora, gratuitamente e sem vincular nenhum cartão de pagamento

Deixe o seu comentário

Array

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.