Atendimento ao cliente 7 minutos

6 estratégias para alcançar a excelência no atendimento ao cliente

TIFlux - 6 estratégias para alcançar a excelência no atendimento ao cliente
Ademir Vicente Machado Junior
3 de agosto de 2023

Compartilhe:

Uma pesquisa realizada pela Hibou, mostra que 6 em cada 10 consumidores afirmam que as empresas não estão preparadas quando o assunto é atendimento e 53%, dizem que este é o fator responsável pela fidelização. Por isso, ter excelência no atendimento ao cliente é a chave para o sucesso do negócio.

Neste artigo, explicamos o que consiste um atendimento de excelência, quais são os aspectos importantes que as empresas precisam ter para estar nesse nível e as principais dicas para garantir esse sucesso. Confira!

No que consiste um atendimento de excelência? 

A excelência no atendimento consiste em proporcionar uma experiência única e satisfatória aos clientes, superando suas expectativas e estabelecendo uma conexão positiva entre a empresa e o consumidor. 

Esse tipo de atendimento se destaca pela qualidade do serviço prestado, pela atenção aos detalhes e pela busca constante em entregar soluções eficazes e personalizadas. Em um mercado cada vez mais concorrido, as empresas que estão se aperfeiçoando e oferecendo excelência garantem vantagem competitiva.

Alguns fatores são essenciais para que os profissionais possam oferecer excelência no atendimento, como:

  • Entender as reais necessidades do cliente;
  • Ter habilidades de comunicação;
  • Conhecer bem o produto ou serviço;
  • Ser eficiente;
  • Saber ouvir o cliente e captar suas dores;
  • Ter a capacidade de lidar com problemas e solucioná-los;
  • Ter uma comunicação clara e transparente;
  • Fazer um pós-atendimento de qualidade.

Aspectos importantes para excelência no atendimento

Uma pesquisa da Business2 Community mostra que, dos clientes entrevistados, 59% afirmaram que não fazem mais negócios com empresas em que o atendimento foi negativo. Isso mostra como a excelência no atendimento gera um impacto positivo e decisivo na fidelização. 

As organizações precisam estar atentas às mudanças e acompanhar as tendências e necessidades dos consumidores, para assim, oferecer uma experiência atrativa, personalizada e única. Um atendimento de excelência é aquele em que tudo está centralizado no sucesso do cliente e nos aspectos essenciais, como os que citamos a seguir.

Canais e contato

Hoje se fala muito em atendimento omnichannel, que é os diversos canais de comunicação que a empresa disponibiliza para o cliente, como forma de facilitar o contato, gerando maior agilidade e eficiência. São inúmeras as ferramentas para utilizar, como, por exemplo, os chatbots, as redes sociais, e-mails, telefones, WhatsApp e websites. 

É importante que a organização disponibilize os canais certos e estratégicos para que os clientes saibam como entrar em contato quando for preciso. Essa assertividade no atendimento é uma grande vantagem competitiva.

Serviços e produtos

A excelência no atendimento é fundamental para que os clientes se sintam bem recebidos e que suas necessidades sejam solucionadas com agilidade, empatia e eficiência. Por isso, é essencial ter uma equipe bem treinada e que saiba se relacionar e comunicar da maneira correta com os consumidores.

Muitos produtos e serviços são comparáveis em qualidade e preço e, nesses casos, o atendimento pode se tornar um fator determinante na escolha do consumidor. É preciso ouvir atentamente, compreender as preocupações e buscar soluções rápidas e satisfatórias para o cliente. 

Quando uma empresa consegue resolver problemas de forma eficiente e transparente, ela ganha a confiança do consumidor.

6 dicas para garantir a excelência no atendimento

Para oferecer um atendimento de excelência é preciso ações para oferecer o máximo de eficiência e qualidade ao cliente. O mais importante é gerar grandes experiências para fidelizar e criar relacionamentos duradouros e mais produtivos. Para isso, alguns fatores são necessários como, por exemplo:

  • Empatia;
  • Atendimentos personalizados;
  • Objetividade;
  • Agilidade;
  • Boa comunicação.

Os profissionais de atendimento precisam se atualizar constantemente com relação às mudanças tanto do mercado quanto do perfil e exigências dos clientes. Através desse conhecimento, de técnicas e da boa relação construída, é possível criar um vínculo de excelência com os consumidores.

Mas é importante que a organização saiba manter toda a equipe em sintonia, para elevar a performance e qualidade do atendimento. Por isso, citamos 6 dicas fundamentais para alinhar com os profissionais:

  1. Entender o cliente

Entender o cliente não é apenas saber suas informações principais e o que ele deseja. É fundamental conhecer suas necessidades e o seu perfil de compra. Por isso, saber ouvir nesse momento é um fator decisivo para que o profissional saiba captar todos os pontos importantes para o atendimento.

  1. Facilitar o contato

A empresa precisa disponibilizar canais de atendimento eficientes e que estejam disponíveis a todo momento para o cliente. Ter um sistema de Service Desk é uma excelente estratégia para facilitar o contato. 

  1. Solucionar as dúvidas

Assim como é importante saber ouvir o cliente, o profissional de atendimento também precisa de um amplo conhecimento da área, para saber solucionar as dúvidas dele com precisão e riqueza de informações e detalhes. Isso gera maior confiança entre empresa e consumidor.

  1. Conhecer as dificuldades do cliente

Por não dominarem os conteúdos relacionados à empresa, os clientes podem se sentir deslocados. A equipe de atendimento precisa buscar entender as limitações de cada um deles e  ajudá-los com essas dificuldades. Assim, é mais fácil encontrar o real problema e fazer um trabalho preciso e eficaz.

  1. Ter proatividade

A proatividade é um ótimo diferencial para a excelência no atendimento. Por isso, é essencial antecipar as necessidades dos clientes, oferecendo ajuda antes mesmo que eles peçam, além de estar sempre pronto para oferecer informações adicionais, sugestões ou assistência extra.

  1. Solicitar feedback

Ao concluir uma interação, o profissional pode pedir um feedback sobre a experiência do cliente. Isso é um fator necessário para entender o nível de satisfação e receber opiniões, que ajudam na melhoria contínua dos atendimentos.

>> Gostou deste conteúdo e deseja implementar, além de excelência no atendimento uma gestão eficiente e estratégica? Confira o nosso guia de gerenciamento de TI.

Deixe o seu comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.