Atendimento ao cliente

Autoatendimento: entenda o que é e quais as vantagens

tiflux
2 de março de 2020

Compartilhe:

O autoatendimento tem sido cada vez mais usado, virando até mesmo tendência e sendo uma excelente estratégia para muitas empresas, com o objetivo de otimizar os processos com o relacionamento do cliente, além de aumentar ainda mais a produtividade e a experiência do seu consumidor.

Oferecer esse tipo de serviço torna os procedimentos muito mais fáceis, participativos não somente a empresa, mas como também para o cliente. Fora que os custos e filas de atendimentos são reduzidos de maneira significativas.

Se você, assim como muitas empresas, estão tendo dificuldades para realizar a gestão dos atendimentos, gerar mais satisfação para seus clientes e ainda ter uma equipe de suporte produtiva, este conteúdo foi feito para você. Acompanhe conosco mergulhando no mundo do autoatendimento. 

O que é autoatendimento 

O autoatendimento é uma ferramenta muito eficiente para a otimização de ações onde existe um relacionamento com o cliente, oferecendo um atendimento inteligente e esclarecedor para ele, tirando todas as dúvidas e resolvendo seus problemas, evitando que ele necessite fazer a abertura de algum ticket de atendimento. 

Costuma chamar o autoatendimento de um “atendimento inteligente”, e que como falamos acima, nos dias de hoje, é algo bastante comentado, por se tratar de uma das soluções mais modernas para proporcionar o suporte ideal que seus consumidores procuram. 

E essa ferramenta já faz parte da realidade de muitas pessoas por aí afora, seja um auto atendimento feito nos caixas eletrônicos, internet banking, bots de atendimento via chat ou através de seleção de opções realizada a partir do atendimento telefônico automático. São vários os itens que mostram o quanto isto está em todo lugar. 

Agora, vamos falar um pouco das vantagens? Continue lendo. 

Vantagens

Conforme já falamos, a ferramenta de autoatendimento é usada para melhorar os canais de SAC da sua empresa e ainda solucionar os problemas, com o máximo de rapidez possível para seus clientes Ele é altamente eficaz quando o assunto é garantir a satisfação dos clientes e, se você deseja saber quais são as vantagens, veja abaixo:

Mais retenção e menos perdas de clientes

Utilizando o autoatendimento na sua empresa, o número de retenções aumentará e as perdas irão diminuir, pois dessa maneira, você consegue ajudá-los com automações que facilitam as atividades na hora de atender o consumidor, se haver necessidade dele ter algum tipo de contato humano.

Além disso, a melhor parte em utilizar o autoatendimento, é que ele pode funcionar durante todos os dias da semana, por 24 horas seguidas, isso mesmo! É ou não é uma excelente forma de interagir diferente com seu público, ajudando a resolver os problemas e, ainda, melhorar a taxa de conversão?

Contudo, ainda é um ótimo método para acelerar seu SAC, visto que as respostas unidas com a tecnologia, podem agilizar as demandas e em um tempo real. De quebra, otimiza todos os processo. 

Melhora o nível de satisfação entre os usuários

A nova geração está conectada o tempo todo à internet e nutrindo muita informação e, com isso, tiramos a conclusão de que eficiência no suporte para encantar o cliente tem o mesmo efeito do que a qualidade dos produtos ou serviços que eles consomem.

O autoatendimento é a estratégia perfeita para melhorar ainda mais a satisfação do seu cliente, pois você gera uma relação mais afetiva, promovendo boas experiências para ele. Afinal de contas, quem é que não gosta de ser bem atendido e ainda por cima de forma rápida e eficiente? 

Suporte ao cliente 24 horas

O autoatendimento permite que você consiga ficar 24 horas por dia esclarecendo as dúvidas do seu consumidor, sem que haja a necessidade de ter um ser humano atendendo. O tempo é algo preciso, então ter que esperar chegar o horário comercial para realizar o contato com a empresa, além de iniciar a procura pela solução leva tempo.

Nesse caso, a redução de custos está presente, pois não será preciso manter equipes de atendimento em plantão para realizar esse tipo de serviço. 

Satisfação ao cliente

O bom atendimento ao cliente vai muito além do que apenas oferecer o melhor produto ou serviço, e isso tem se mostrado sempre pelos usuários. Vale lembrar aqui, que o papel do profissional de Customer Success é de total importância, além de ter uma equipe de vendas e pós-venda bem estruturada, garante mais vendas e clientes felizes.

As empresas devem estar preparadas para garantir um atendimento de qualidade e experiência de seus cliente. 

Base de conhecimento

Você sabia que o autoatendimento não é tão antigo quanto parece? Ele começou a ser utilizado por volta do início do século 20. Essa prática começou quando os clientes puderam pagar suas mercadorias sozinhos, sem a necessidade de ter um atendente para ajudá-los.

 

Ou seja, com o passar dos anos, o autoatendimento foi evoluindo em nosso universo, e tornando o que estamos acostumados a ver hoje. E é por isso que vamos abordar esse assunto, a base de conhecimento. Você sabe o que é? Fique tranquilo, vamos te explicar!

A base de conhecimento, nada mais é, do que um método muito eficiente de suporte que veio para facilitar a vida de quem trabalha no atendimento ao cliente. Ela pode ser definida como se fosse uma espécie de biblioteca online, onde existem diversos materiais que podem solucionar problemas frequentes de seus clientes.

E uma base de conhecimentos pode conter tutoriais, artigos sobre diversos temas, documentações, infográficos e, até mesmo, vídeos. Por isso que ter uma base de conhecimentos sólida é fundamental, pois centraliza informações importantes e faz toda a diferença na hora de realizar o atendimento ao cliente.

Também serve como modelo de autoatendimento, porque fica disponível por 24 horas durante toda a semana e funciona por meio de um software.

Para saber mais sobre base de conhecimentos, clique no link e leia nosso artigo na íntegra.

E aí, o que achou de nosso conteúdo? Mantenha-se atualizado semanalmente se cadastrando no formulário ao fim desse artigo e leia mais materiais como esse no nosso blog sobre Gestão de TI, Negócios e Tecnologia. 😉

Deixe o seu comentário