Gestão de serviços

Você não automatizou a gestão de contratos ainda?

tiflux
16 de fevereiro de 2018

Compartilhe:

Você sabia que a falta de automatização na gestão de contratos faz você perder dinheiro em duas frentes?

gestão de contratos

Os serviços manuais de gestão dos contratos são serviços administrativos. A área administrativa é custo, não gera receita. Ela apenas encarece o valor da sua hora técnica fazendo com que seu serviço fique mais caro e diminua o seu lucro e ou faz com que seu preço não seja atraente aos clientes.

Caso queira entender melhor como funciona esse calculo, leia nosso artigo sobre como precificar os serviços de TI.

Cálculos na gestão de contratos

Adicionalmente é comum ocorrer erros nos cálculos do faturamento e você pode estar deixando passar o dinheiro merecido pelo seu esforço.

Mesmo que a diferença seja no bolso do cliente, engana-se quem pensa que isso não custa um bom dinheiro à empresa que calcula errado. Imagine se o seu cliente pega esse furo? Será que ele vai confiar nos próximos fechamentos e faturamentos?

Um cliente desconfiado gera muito prejuízo financeiro ao fornecedor, pois ele pode requerer muitas horas de atenção a cada faturamento para entender se está tudo OK, ou, na pior das hipóteses, ele pode trocar de fornecedor por não confiar mais.

Uma das áreas mais importantes de uma empresa é a gestão de contratos.  É justamente nessa área que a maioria das empresas faz o acompanhamento do que tem a receber, principalmente, se atuar no segmento de serviços.

Uma boa gestão de contratos zela pela saúde financeira da empresa, pela retenção dos clientes e oferece o controle adequado sobre as vendas realizadas pela empresa.

Automatização é a solução

automation

Ao implementar a automatização dos contratos de sua empresa, o que antes era feito manualmente, custando um precioso tempo e sujeito a inúmeras falhas passa a ganhar uma forma interativa e estruturada, gerando maior confiança pelo cliente e profissionalismo na prestação dos serviços.

Uma boa solução de gestão de contratos torna os processos mais eficiente e gera economia de recursos na medida em que oferece um passo a passo a ser executado, coibindo falhas e agilizando as etapas do faturamento.

Transparência e Relatórios Intuitivos

Os clientes trabalham com vários fornecedores e cada qual com as suas regras contratuais. Muitas vezes os clientes não entendem ou tem dificuldade de compreender os relatórios de faturamento dos contratos de seus fornecedores.

Essa falta de entendimento, gera desconfiança nos clientes se realmente o que está sendo cobrado deles é o valor correto. Quando alguém se sente assim, ele sente que estão “passando a perna nele”.

Você não vai ficar esperando o seu cliente trocar de fornecedor para resolver essa situação. Seu cliente precisa estar seguro de que você está cobrando aquilo que realmente foi consumido.

Por isso é extremamente importante ter relatórios simples, eficientes e intuitivos para que os clientes consigam compreender plenamente o que está contido naquela fatura. O uso de uma boa solução de gestão de contratos deve conter relatórios assim, você não pode ter que ter esse trabalho manual.

Com uma solução profissional que dê suporte aos seus serviços, sua empresa alcançará outro patamar na satisfação de seus clientes, sem contar o tempo livre que você terá por automatizar todos os cálculos e geração de relatórios. E o melhor, sem perder um contrato de serviço!

Deixe o seu comentário