TiFlux | Blog
Categorias
Todas as categorias Acesso remoto
Atendimento ao cliente
Atualizações Tiflux
Empreendedorismo
Gestão de chamados
Gestão de equipes
Gestão de projetos
Gestão de serviços
Gestão de TI
Performance de TI
Gestão de vendas
Help Desk
Inteligência artificial
Segurança da informação
Service Desk
Suporte ao cliente
Tecnologia da informação
Uncategorized
Webinar
+ Conteúdos
Materiais
Tudo sobre:
Atendimento ao cliente Whatsapp Business Help Desk Service Desk ITSM Customer Success Gestão de TI
Site Assinar newsletter
Gestão de TI 6 minutos

Evite os riscos de segurança cibernética com a capacitação de equipes

TIFlux - Evite os riscos de segurança cibernética com a capacitação de equipes
Ademir Vicente Machado Junior
Por Ademir Vicente Machado Junior
29 de julho de 2024

Compartilhe:

LinkedinFacebook

Em um mundo em que a maioria das transações comerciais já é digital, os riscos de segurança cibernética são uma realidade diária. E saber identificá-los pode fazer toda a diferença entre o sucesso ou a queda da sua empresa.

Os dados do FortiGuard Labs, laboratório de inteligência e análise de ameaças da Fortinet, mostram que em 2023 o Brasil sofreu mais de 60 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos. 

Apesar de estratosférico, esse número significa uma redução de 41,7% de ataques. Mas de acordo com os especialistas, não há o que comemorar com essa diminuição. 

Apesar de serem menos ataques em massa, são mais específicos e sofisticados, aumentando a chance de êxito dos criminosos cibernéticos. 

E para combater a verdadeira proliferação global de novos tipos e variantes de malwares e ransomware, a conscientização e o treinamento do time em cibersegurança é fundamental.

Leia este artigo até o fim para entender como capacitar sua equipe para melhorar a gestão de vulnerabilidades e construir um verdadeiro muro de proteção de dados empresariais.

Necessidade de conscientização em segurança cibernética

Os riscos de segurança cibernética estão sempre evoluindo e os prejuízos podem até fechar as portas de empresas definitivamente. E a questão é que apenas soluções tecnológicas não bastam para fazer frente às ameaças. 

É preciso equipar os usuários com conhecimento para identificar e evitar armadilhas, criando uma cultura de segurança que atinja todos os níveis da organização.

A conscientização em segurança cibernética maximiza a eficácia das ferramentas de segurança de dados. Mas é preciso acompanhar a velocidade com que os cibercriminosos criam novas ameaças. Por isso é preciso que o treinamento em cibersegurança seja contínuo, criando uma barreira preventiva que minimize os riscos internos.

>>> Leia também: Segurança da Informação e LGPD: Guia para gestores de atendimento ao cliente

Benefícios do treinamento em segurança cibernética

Muito longe de ser uma despesa para a empresa, a conscientização sobre os riscos de segurança cibernética e a capacitação da equipe são um investimento estratégico. O nível de proteção da organização é potencializado, aumentando a sustentabilidade e o sucesso dos negócios por causa da redução de riscos.

Conheça alguns dos muitos benefícios que o treinamento em cibersegurança proporciona para sua empresa:

Prevenção proativa de incidentes

Quando seus colaboradores estão devidamente treinados, são capazes de identificar e neutralizar riscos. E ao evitar proativamente que uma ameaça se concretize aumenta o grau de proteção dos dados empresariais. 

Melhoria na capacidade de resposta a incidentes

Quanto mais rápida a ação de resposta a um incidente, menores os danos causados. Funcionários treinados para pronta reação reduzem o tempo de ociosidade das operações após um ataque cibernético.

Fortalecimento da cultura de segurança

O treinamento contínuo faz com que a cultura da segurança seja fortalecida entre os funcionários de todos os escalões. Essa atitude acaba permeando todos os aspectos dos negócios, gerando tomadas de decisões mais conscientes, embasadas e eficazes.

Conformidade regulatória

Qualquer empresa que lide com dados precisa garantir a conformidade com a legislação vigente, protegendo as informações da empresa e de clientes contra vazamentos.

A conscientização e o treinamento contínuo da equipe permite que os padrões exigidos sejam mantidos mais facilmente, conquistando maior confiança dos stakeholders e evitando penalidades previstas em lei.

Vantagem competitiva no mercado

Uma empresa que adota uma postura clara e reforça seu compromisso com a segurança da informação aumenta seus diferenciais competitivos em um mercado cada vez mais acirrado. 

A preocupação com a cibersegurança melhora a imagem da marca para seu público-alvo e aumenta as oportunidades de novos negócios.

Implementação eficaz de programas de treinamento

Um bom programa de treinamento pode transformar o desempenho da sua equipe quando o assunto é cibersegurança. Além disso, eleva a moral e a satisfação do time, que se sente mais valorizado e importante por colaborar efetivamente para a redução da vulnerabilidade de ataques cibernéticos.

Veja alguns passos importantes para implementar programas de treinamento eficazes.

Personalização do conteúdo

Esqueça os treinamentos genéricos, porque o que serve para um, pode não servir para você. Afinal, cada empresa tem suas necessidades específicas, cultura organizacional e políticas internas. Por isso, o conteúdo deve ser adaptado ao perfil corporativo, com foco nas principais demandas e ameaças.

Metodologia interativa

O treinamento deve conquistar a atenção e gerar o engajamento dos colaboradores. Procure criar uma metodologia envolvente, que aumente o interesse pelo assunto e mostre, na prática, o que acontece e o que deve ser feito para evitar.

Simulações e jogos, por exemplo, saem do campo das ideias para a prática, deixando-os mais preparados para lidar com um ataque real.

Avaliação e feedback

O que pode melhorar? Quais as principais dificuldades dos seus funcionários para lidar com as ameaças de segurança da informação? Que pontos deixam mais dúvidas? O que não está funcionando?

As avaliações periódicas são fundamentais para responder essas perguntas e ajustar o treinamento. Além disso, procure ouvir o que seus funcionários têm a dizer para gerar insights que poderão aprimorar o programa de treinamento.

Treinamento contínuo

As ameaças cibernéticas estão evoluindo com uma complexidade e velocidade cada vez maior, e sua equipe precisa acompanhar essa aceleração da forma mais próxima possível. 

De acordo com o relatório do FortiGuard Labs de maio de 2024, os cibercriminosos estão aproveitando novas vulnerabilidades da indústria 43% mais rápido do que no primeiro semestre do ano passado.

Por isso, um treinamento único não é eficiente. É preciso que o programa seja contínuo, com atualizações constantes tanto em relação às novas tecnologias de defesa quanto aos riscos emergentes.

Suporte da liderança

Verdadeiros líderes são exemplos para seus colaboradores. E não é diferente quando o assunto são os riscos de segurança cibernética, portanto é fundamental que as lideranças não só apoiem o treinamento, mas se envolvam diretamente com o programa. 

Estratégias e ferramentas para gestão de riscos cibernéticos

Para criar estratégias e saber quais as melhores ferramentas para fazer uma gestão de riscos eficiente é preciso identificar, analisar e priorizar os potenciais riscos de forma a manter a resiliência corporativa frente aos ataques. 

Veja como fazer:

Mapeamento de riscos

Uma boa estratégia de gestão de riscos em cibersegurança começa com o entendimento claro dos principais riscos e vulnerabilidades.

Dessa forma é possível implementar controles com as ferramentas mais adequadas a cada caso, priorizando recursos e criando abordagens sistemáticas que garantam a efetividade da proteção.

Gerenciamento de vulnerabilidades 

O gerenciamento de vulnerabilidades é a identificação, avaliação e correção de falhas de segurança em redes, aplicações e dispositivos para reduzir os riscos de segurança cibernética. 

O gerenciamento deve ter cinco fluxos simultâneos de trabalho: 

Descoberta: Identificação e verificação dos principais ativos para descobrir vulnerabilidades potenciais e conhecidas.

Categorização e priorização: Deve ser feita de acordo com o risco real e a gravidade de cada risco.

Resolução: Solução através da remediação (resolver), mitigação (limitar as chances de impacto) e aceitação (optar por não lidar com as vulnerabilidades de baixo risco).

Reavaliação: Novas avaliações para assegurar a eficácia da medida sem que tenham sido produzidas novas vulnerabilidades.

Relatório: Monitoramento do desempenho através de métricas.

Soluções de segurança de rede e de dados

Defina um protocolo de níveis de acesso dos usuários para a base de dados e documentos. Programe backups constantes para o caso de uma ameaça bem sucedida apagar ou sequestrar seus arquivos.

Crie protocolos de segurança para que os ataques sejam identificados o mais precocemente possível. Reduza ao máximo as falhas humanas através do treinamento contínuo contra riscos de segurança cibernética.

Invista no treinamento da sua equipe e reforce a cibersegurança da sua empresa

Dar condições de sua equipe identificar os riscos em segurança cibernética é vital para a saúde dos negócios. Mais do que um custo, o treinamento em cibersegurança é um investimento e combate proativo para evitar vazamento de dados e otimizar a proteção aos dados empresariais.

Venha conhecer as soluções para gestão de TI da Tiflux e encontre as ferramentas perfeitas para a sua empresa!

TIFlux -

Veja também

TIFlux - A importância de se ter Governança na TI

A importância de se ter Governança na TI

TIFlux - Ferramentas de melhoria contínua: saiba o que aplicar na área de TI

Ferramentas de melhoria contínua: saiba o que aplicar na área de TI

TIFlux - Como escolher a melhor plataforma ITSM para seus serviços de TI?

Como escolher a melhor plataforma ITSM para seus serviços de TI?

Quer se tornar um especialista em serviços de atendimento?

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail!

Empresa
Carreiras
Sistema
Funcionalidades Preços API Termos de uso Status do Tiflux
Soluções
Atendimento ao cliente Atendimento interno Gestão de TI
Serviços
Guia de uso Canal de suporte Academia Tiflux
Conteúdos
Blog Materiais
Telefone
+55 (11) 4200-8293
Horário de atendimento
Segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 18h
Endereço
Rua Fortaleza, 87 - Saguaçu - 89.221-650 - Joinville - SC
Comercial
[email protected]
Suporte
[email protected]
© 2025 Tiflux, Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Vá para versão mobile