Atendimento ao cliente 6 minutos

Onboarding de clientes: por que ele é importante para o engajamento?

Ademir Vicente Machado Junior
21 de março de 2023

Compartilhe:

Todo mundo conhece o ditado: a primeira impressão é a que fica. O onboarding de clientes tem tudo a ver com isso, pois essa prática consiste em dar boas vindas ao seu novo cliente para fortalecer o relacionamento com ele.

No entanto, fazer isso de forma inteligente demanda contar com os recursos certos para cativar o consumidor em vez de afastá-lo da sua empresa. Uma boa tática é, por exemplo, mostrar aos clientes como eles podem usufruir dos produtos adquiridos.

Estar disponível para prestar suporte e solucionar dúvidas também é essencial para que o processo de onboarding de clientes seja bem-sucedido. Neste conteúdo, vamos ajudar você a fazer isso, na prática, mostrando como o onboarding automatizado pode ajudar.

Continue acompanhando!

O que é onboarding de clientes?

O onboarding de clientes nada mais é do que o conjunto de ações que vão inserir o seu cliente nos produtos e serviços da empresa. Ou seja, é o processo de orientação desse novo consumidor sobre como ele poderá usufruir ao máximo do produto ou serviço contratado.

Esse procedimento é importante porque está diretamente relacionado à satisfação do consumidor com a solução adquirida. Afinal, se não houver o suporte e a orientação adequada, a solução pode se tornar incompatível com as dores do cliente, fazendo com que ele se sinta no prejuízo. Isso, consequentemente, pode afetar a credibilidade da sua marca.

Como fazer um onboarding de cliente? 

O processo de onboarding de clientes pode variar conforme as particularidades de cada empresa. Mas, em termos gerais, o onboarding está sempre relacionado à entrega de valor para o cliente por meio da solução oferecida.

Isso significa que esse processo tem como objetivo integrar o consumidor ao produto em questão, de modo que ele possa explorar ao máximo as funcionalidades da solução aplicada em seu contexto específico.

Nesse sentido, as primeiras dicas de como fazer onboarding de clientes têm a ver com o protocolo de boas-vindas em si. Enviar um e-mail com uma mensagem positiva, parabenizando o cliente pela aquisição, é um ponto importante para que ele se sinta parte crucial do processo.

As mensagens de saudação também devem conter as orientações básicas para a configuração do produto ou serviço adquirido. Uma sugestão de material extra é o famoso FAQ, o conjunto de perguntas frequentes que podem ajudar o seu cliente a solucionar eventuais dúvidas sobre a aquisição.

Outro aspecto essencial para fazer o onboarding de clientes é a disponibilização dos canais de atendimento da empresa. Assim, o cliente saberá como ter acesso imediato ao suporte caso precise de novas orientações. 

Lembre-se que o tempo do seu cliente é valioso, por isso, quanto mais rápido ele puder chegar a você, melhor será a experiência dele com a marca.

Benefícios de realizar onboarding para clientes como engajamento

O processo de onboarding de clientes é imprescindível para garantir o engajamento do público com a empresa. Mas não basta saber o que é e por que essa prática é tão importante, é preciso também entender quais recursos são necessários para implementá-lo com agilidade e sem onerar os cofres da empresa. Os principais benefícios desse processo são:

Alinhamento de expectativas

O onboarding permite o alinhamento de expectativas entre o cliente e a empresa. É comum que instituições que oferecem soluções tecnológicas no mercado B2B, por exemplo, promovam um bate-papo com o cliente para compreender o que ele espera da solução e, assim, explicar como aquelas funcionalidades poderão ser úteis no contexto específico de cada usuário.

Ativação do cliente

O processo de ativação consiste basicamente em dar posse ao cliente do que ele contratou, ou seja, disponibilizar todas as informações necessárias para que o cliente comece a usufruir do produto ou serviço o quanto antes. 

Partindo do mesmo exemplo das soluções digitais, é comum que a fase da ativação inclua capacitações e treinamentos para que o cliente possa explorar a solução e utilizá-la da melhor maneira possível.

Evolução e engajamento no uso

A evolução e engajamento no uso têm a ver com o que falamos no tópico anterior sobre explorar ao máximo as funcionalidades e diferenciais do produto ou serviço contratado. Afinal, não basta adquirir a solução mais inovadora do mercado se ela não for usufruída em todo o seu potencial. Faz parte do processo de onboarding de clientes trabalhar essa evolução junto aos usuários.

Dicas exclusivas para fazer um onboarding de sucesso

Ao longo do conteúdo, já demos algumas dicas sobre como caprichar no onboarding para fortalecer o relacionamento do cliente com a marca. 

No entanto, uma prática que se tornou um pilar nesse processo é a configuração de canais de atendimento eficientes. Isso porque, facilitar o acesso do seu cliente à empresa é o primeiro passo para estreitar laços de fidelidade.

Além disso, sabemos que nenhum produto ou serviço – por melhor que seja – está imune a defeitos ou falhas. Nessas situações, o cliente precisa saber com quem contar para solucionar o problema o quanto antes. A estruturação correta dos canais de atendimento encurta esse caminho para que os clientes encontrem o suporte necessário em tempo hábil.

Pensando nisso, a Tiflux desenvolve soluções digitais especializadas para organizar os canais de atendimento nas empresas, melhorando a performance das equipes e entregando uma experiência de atendimento completa ao consumidor.

As soluções digitais da Tiflux potencializam o atendimento omnichannel e o processo de onboarding para que empresas dos mais diversos segmentos possam acompanhar de perto a demanda de seus clientes, colocando-se à disposição para atendê-los onde quer que estejam.

Quer saber mais a respeito? Faça um teste gratuito para conhecer o sistema Tiflux e entenda como nossa plataforma inteligente funciona!

Deixe o seu comentário

Array

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.