Atendimento ao Cliente

9 empresas que ensinam o que é Atendimento ao Cliente

9 empresas que ensinam o que é Atendimento ao Cliente
dezembro 6, 2019

Vivemos em uma época onde utilizar serviços prestados por startups é muito comum e, são vários os exemplos de empresas que nos ensinam sobre o atendimento ao cliente, como Netflix, Uber e Nubank. 

Só para citar alguns mais populares do momento, e o número de serviços prestados por startups não para de crescer. Com isso, a competição entre elas só aumenta, essas empresas estão em constante evolução melhorando o seu produto e principalmente, o atendimento ao cliente.

O sucesso dessas empresas citadas é tão grande, que dificilmente as pessoas utilizam o serviço das 3 startups, não pensam em trocar nenhuma delas. Essa fidelidade deve-se a vários fatores, como preço, valor que o serviço entrega e principalmente, o atendimento ao cliente e pós-vendas.

Pesquisas recentes apontam que 68% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço que tem uma boa qualidade na hora do atendimento. Essa informação é fundamental e já nos dá uma ideia do porque essas startups estão se destacando tanto.

Quando se fala de alguma delas em algum momento da conversa, surge um comentário sobre como o atendimento dessas empresas são tão prestativas e rápidas na hora de resolver qualquer problema dos clientes. Por isso, sua equipe de customer success precisa estar sempre muito bem preparada para atender qualquer demanda. 

Essa atitude pode gerar novos clientes, pois quanto melhor for não só os produtos/serviços, mas também o atendimento, ela irá fazer um “marketing” natural da sua empresa, falando com outros amigos das qualidades do seu negócio e o quanto vale a pena comprar ou contratar os serviços. 

Como citamos acima, possuir apenas um produto bom não é garantia de felicidade do cliente, não é mesmo? O atendimento ao cliente importa muito na hora que o cliente vai escolher um produto ou serviço, principalmente quando se trata de serviços que geralmente o contato com a empresa é constante, como por exemplo, um serviço bancário.

Atendimento ao cliente

Agora que você já sabe da importância de um bom atendimento ao cliente, criamos um conteúdo falando sobre 9 empresas que chamam a atenção quando se trata de prestar um bom atendimento.

1- Netflix

A Netflix é uma das empresas que mais ganhou adeptos no Brasil nos últimos anos. E, isso se deve ao serviço que agrada pessoas de todos os gostos, mas, principalmente, sobre o atendimento ao cliente que eles oferecem, que é um dos melhores do mercado. 

Por isso, o bom atendimento é fundamental para fidelizar e também conquistar mais clientes. 

A atenção que eles disponibilizam para fazer com que os clientes tenham uma grande experiência com a plataforma é com o atendimento ao cliente.

Uma característica da Netflix, é que não importa por qual canal você solicite suporte, seja via telefone, redes sociais ou através dos navegadores na internet, eles sempre mantém o alto padrão, focado em ajudar o cliente de maneira prestativa e ágil garantindo a melhor experiência, até mesmo na hora de resolver algum problema. 

2- Apple

A Apple é uma das empresas mais conhecidas do mundo, e os produtos são o sonho de consumo para muitas pessoas. Pois é, e isso acontece porque os produtos chamam a atenção até mesmos nos pequenos detalhes, que vão desde o design de cada equipamento, como também na experiência que os produtos proporcionam aos seus consumidores, além de toda tecnologia envolvida. 

Mesmo com uma alta demanda em todos os seus canais de atendimento, a Apple consegue atingir o índice de satisfação acima da média das demais marcas. Sua missão tem como valores a valorização da qualidade nos serviços e respeito ao sentimento do cliente, para assim, conseguir impressioná-lo e conquistá-lo.

Não é novidade em inauguração de lojas ou lançamentos de produtos, que os clientes dormem em frente a loja aguardando sua abertura para obter com o máximo de exclusividade possível suas mercadorias. 

Esses valores devem ser seguidos por gestores que desejam criar uma experiência personalizada com seus clientes.

3- Uber

A Uber é umas das empresas mais valiosas da atualidade e conseguiu o status de excelência no atendimento ao cliente e está na lista das empresas com maior destaque no quesito atendimento ao cliente  em escala mundial.

O Brasil é o 3º país que mais utiliza os serviços da Uber e um dos 108 países que a empresa está disponível. E o sucesso da Uber está diretamente relacionado à qualidade do seu atendimento.

Para quem não sabe, a ideia da Uber surgiu após os fundadores estarem em Paris em uma noite fria esperando algum táxi aparecer, só que, devido ao horário, estava demorando além do normal para aparecer um táxi. E, consequentemente, eles não tinham ideia de quanto tempo iriam ficar ali esperando. Foi a partir daí que surgiu a ideia de criar a tão conhecida Uber. 

Para manter os cliente fidelizados, eles mantém preços promocionais e sempre possuem uma grande disponibilidade de veículos, fazendo com que os atendimentos sejam rápidos. 

Outra coisa que chama a atenção, é sobre a prioridade que eles depositam no conforto, para que assim, o usuário tenha agilidade e comodidade em suas viagens.

4- Coca-Cola 

A Coca-Cola é uma das poucas empresas que prioriza o atendimento ao cliente pela via tradicional. Eles disponibilizam um atendente com conhecimento e treinado para passar confiança no atendimento e  para também passar credibilidade da empresa.

Devido esse atendimento tradicional ter alcançado grandes resultados, a Coca-Cola não preza tanto o atendimento digital, mesmo disponibilizando esses serviços.

E uma das características do atendimento ao cliente da Coca-Cola é que eles cumprem os prazos dos atendimentos com a mesma qualidade de atendimento em todas as vias de reclamação. O SAC evoluiu muito, conseguindo priorizar e avaliar as métricas de qualidade dos atendimentos de maneira mais assertiva. 

A eficiência nas respostas dos atendimentos em todos os canais de suporte no menor tempo possível não é muito comum em grandes corporações tradicionais, mas, justamente a Coca-Cola faz muito bem feito sua lição de casa nesse quesito. 

5- Nubank

A primeira fintech do Brasil o Nubank se tornou o “banco” mais querido dos jovens devido a ser o primeiro banco digital do Brasil. Com a entrada desse player foram criadas algumas novidades aos clientes, como não ter a necessidade de se deslocar até um local físico para abrir a sua conta podendo abrir a conta pelo aplicativo e com isso não existe burocracia para abertura da conta.

O Nubank se tornou referência no atendimento ao cliente das instituições financeiras, com um atendimento eficiente, eles possuem um atendimento 24 horas em todos os seus canais de atendimento. 

Seus atendentes são treinados para dar um atendimento humanizado, os atendentes tem como foco resolver os problemas dos seus clientes em primeira demanda e as reclamações são tratadas com alta prioridade para que a solução seja feito o mais rápido possível.

6- Natura

A Natura é uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil e tem muito o que ensinar quando o assunto é atendimento ao cliente.

Em 2017, a empresa ocupou o primeiro lugar em atendimento ao consumidor do país. Além disso, a empresa mantém 5 centrais de atendimento, que o objetivo de cada uma varia de acordo com a demanda, que vai desde seus consultores de beleza, até ao público consumidor final.

Para garantir um atendimento eficiente, a Natura investe em treinamentos técnicos tradicionais com foco em seus produtos e também é passado para os colaboradores os valores comportamentais baseados em abordagem psicológica. Com isso, ajuda os consultores durante seus atendimentos nas mais variadas situações.

A empresa também motiva os seus atendentes a um plano de carreira promissor e, dessa forma, faz com que os seus atendentes gerem atendimentos motivados e com muito conhecimento dos produtos.

7 – Magazine Luiza

Umas das maiores varejistas do Brasil, a Magazine Luiza vem inovando em várias vertentes da experiência do cliente. A empresa trabalha para proporcionar uma experiência única para o cliente na hora da compra.

Uma das inovações feita pela empresa é o Magazine Você, que é uma loja onde pessoas podem criar uma vitrine com produtos, fazer a divulgação e venda desses itens e receber comissões por essas vendas.

Outra plataforma criada pela empresa foi o seu MarketPlace, onde fornecedores podem vender seus produtos pelo portal da Magazine Luiza.

Para facilitar a vida dos seus consumidores, a Magazine Luiza também disponibiliza a retirada das compras feitas no site em lojas físicas, com isso, o cliente consegue aproveitar promoções no site e retirar os seu produtos muitas vezes no mesmo dia da compra e, dessa forma, não ter a necessidade de esperar vários dias pela entrega.

8 – Cacau Show

Uma das marcas de chocolate mais conhecidas do Brasil, a Cacau Show, devido a empresa ter começado muito pequena com vendas de porta em porta, fez com que os primeiros consumidores tivessem uma relação de amizade e confiança com a empresa. Isso é algo que a Cacau Show vem preservando nos dias de hoje, mesmo após o seu crescimento exponencial.

Outra informação interessante, é que a Cacau Show leva ao pé da letra a questão de ouvir a opinião de seus clientes. Além disso, procuram ensinar seus consumidores a comprar os produtos que produz, por isso criou a “Escola do Consumidor”, assim, aplica as novas tendências de consumer experience que fazem sugestões sobre como educar o consumidor para novos hábitos de compra.

9- Amazon

A Amazon é uma das lojas virtuais mais conhecidas no mundo, pois vende todo tipo de produto em sua plataforma e possui mais de 164 milhões de clientes em todo o mundo. Umas das preocupações da Amazon é o prazo de entrega, que mesmo com uma alta demanda de vendas em todo o mundo, conseguem manter os prazos de entrega sem atrasos.

Apesar da Amazon ter todo o seu tamanho, não deixam de focar na experiência do cliente. Sempre estão trabalhando para inovar e melhorar a vivência dos clientes durante as compras. 

Um exemplo aqui, é a entrega de produtos com drone que já está ganhando forma, onde já foi revelado que o drone consegue percorrer 24 quilômetros e levar produtos de até 2,2 kg, principalmente para serem usados em centros onde as entregas demandam muito tempo, por questões de trânsito ou geográficas.

Esses são 9 exemplos de como algumas empresas têm inovado e focado para prover uma melhor experiência para seus clientes. Contudo, o atendimento ao cliente é fundamental para garantir não só engajamento, fidelização, como também a obtenção de novos clientes. 

Desde o modelo tradicional — Coca-Cola — até no desenvolvimento de soluções mais tecnológicas — Amazon e Nubank.

O que todas têm em comum, é a obsessão de inovar para entregar cada vez mais uma experiência melhor aos clientes.

Para conferir conteúdos iguais a este, basta acessar nosso blog e ficar por dentro de todas as novidades.