Gestão de projetos 6 minutos

Os 5 princípios Lean e suas aplicações em projetos

TIFlux - Os 5 princípios Lean e suas aplicações em projetos
Ademir Vicente Machado Junior
24 de julho de 2023

Compartilhe:

Uma empresa enxuta e que executa as suas atividades com eficiência, produtividade e qualidade, consegue destaque no mercado diante os concorrentes e maior satisfação dos clientes. Um ótimo meio de alcançar esses pontos é com a implementação dos princípios Lean. Você conhece essa metodologia?

Neste artigo, explicamos o conceito de Lean, as vantagens, os 5 princípios que regem essa metodologia, o que consiste cada um e como aplicá-los nos projetos do seu negócio. Confira!

O que é Lean?

Lean é uma metodologia ágil baseada na filosofia do trabalho enxuto, que consiste em diminuir ou acabar com o desperdício, reduzir gastos desnecessários ao mesmo tempo que otimiza processos e eleva a produtividade e qualidade do negócio. 

Essa metodologia foi desenvolvida pela Toyota e pode ser utilizada em diversos setores e organizações. Para empresas que desenvolvem projetos, ela é uma ótima aliada na conquista de processos com excelência. São inúmeras as vantagens que ela oferece, como:

  • Eliminação de desperdícios: a metodologia identifica e elimina atividades que não agregam valor aos produtos ou serviços, reduzindo o desperdício de recursos, como tempo, materiais e esforços;
  • Melhoria contínua: ela induz gestores e equipe a sempre buscar formas de aprimorar os processos. Isso mantém os profissionais com a mentalidade de inovação e sempre focados no aperfeiçoamento dos produtos, serviços e fluxos de trabalho;
  • Diminuição de custos: a metodologia elimina atividades desnecessárias e mantém o uso enxuto dos recursos, o que resulta em uma redução significativa de custos operacionais;
  • Funcionários engajados: ela incentiva o trabalho em equipe, promovendo um ambiente de trabalho mais engajado e motivado. O resultado é um ótimo desempenho dos colaboradores e projetos com maior qualidade.

Os 5 princípios Lean

A filosofia Lean possui 5 princípios que regem todos os processos da organização que o implementa. Também são chamados de “Lean Thinking” e podem ser aplicados em todas as áreas que envolvem o projeto. Explicamos, a seguir, o que é cada um desses princípios.

  1. Valor

O objetivo é identificar o que é realmente valioso para o cliente e o que ele está disposto a pagar. Com isso, é possível focar nos processos que agregam valor ao projeto, e tudo o que não for útil é considerado desperdício e deve ser eliminado ou minimizado.

  1. Fluxo de valor

Esse princípio envolve o mapeamento detalhado de todo o fluxo de valor de um processo. Dessa forma, é possível identificar todas as etapas envolvidas, os tempos de ciclo, as atividades que agregam valor e as que são desperdícios. Assim, é possível identificar oportunidades de melhoria e eliminar tarefas desnecessárias ou que não agregam valor.

  1. Fluxo contínuo

Esse princípio se concentra em criar um fluxo de trabalho contínuo, eliminando interrupções e tempos de espera. O objetivo é fazer com que a execução das tarefas sejam mais fluidas e ágeis, evitando gargalos. 

  1. Sistema de produção puxada

Ao invés de envolver a produção com base em previsões ou estoques, esse princípio responde diretamente às necessidades do consumidor. Isso evita a superprodução e reduz o desperdício. 

O sistema de produção puxada é baseado na comunicação constante entre os processos e na utilização de sinais visuais, como os kanbans.

  1. Aperfeiçoamento contínuo

Esse princípio é baseado no conceito japonês de “Kaizen”, que significa melhoria contínua. A ideia é que nenhum processo seja considerado perfeito e que sempre tenha espaço para aperfeiçoamento. 

Os colaboradores são incentivados a identificar problemas, buscar soluções e implementar mudanças. O aperfeiçoamento contínuo ajuda a impulsionar a inovação e a excelência operacional.

Como os princípios Lean se aplicam a projetos?

Para implementar os princípios Lean nos projetos de uma empresa, é preciso, em primeiro lugar, compreender cada um dos princípios citados anteriormente e como eles se encaixam na realidade do negócio. Esse passo é importante, pois os gestores precisam alinhar todo o planejamento e objetivos do projeto com as 5 etapas.

A aplicação da metodologia também demanda esforço de toda a equipe, independente do cargo e posição hierárquica. Os profissionais precisam conhecer o funcionamento dos princípios Lean de forma precisa, para colocar em prática nas atividades e obter excelência nos resultados.

Além disso, é necessário implementar um processo de reestruturação dos ideais organizacionais que estão enraizados, para ajustar a nova forma de trabalho. É fundamental construir ações que auxiliem a equipe na mudança de mindset, para que recebam essas mudanças de maneira positiva e entendam como são essenciais para o sucesso do negócio.

Quer saber mais sobre como a filosofia Lean pode transformar os seus projetos? Acesse nosso conteúdo sobre o Lean Startup e conheça seus pilares e as vantagens de implementá-lo!

Deixe o seu comentário

Array

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.