Atendimento ao cliente 8 minutos

Comportamento do consumidor: guia para melhorar o atendimento

TIFlux - Comportamento do consumidor: guia para melhorar o atendimento
Ademir Vicente Machado Junior
1 de abril de 2024

Compartilhe:

Com a concorrência cada vez mais acirrada, oferecendo às pessoas diversas opções de escolha, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Desde a escolha do produto até a experiência pós-venda, as decisões dos clientes são influenciadas por uma série de fatores. 

Por isso, melhorar o atendimento é importante para impulsionar o crescimento, garantir a satisfação e a fidelização dos consumidores. 

Neste guia, entenda a relação entre comportamento do consumidor e atendimento ao cliente, quais fatores influenciam o comportamento do consumidor, como são as atitudes e preferências desses clientes atualmente. Confira!

>> Leia também: O que é Customer Health Score e como calcular

Qual a relação entre comportamento do consumidor e atendimento ao cliente?

Compreender o comportamento do consumidor é essencial para oferecer um atendimento ao cliente eficaz e personalizado. Ao entender os padrões de compra, preferências e necessidades do consumidor, a empresa pode adaptar suas estratégias para fornecer uma experiência mais satisfatória

Isso envolve desde a forma como o cliente é abordado até a maneira como é conduzido durante o processo de compra. 

Por exemplo, se uma organização percebe que seus consumidores valorizam a rapidez na resolução de problemas, pode investir em treinamento para sua equipe, visando agilizar o atendimento e aumentar a satisfação. 

Além disso, entender o comportamento do consumidor é fundamental para impulsionar as vendas e o crescimento do negócio. 

Ao conhecer as motivações por trás das decisões de compra, a empresa consegue desenvolver campanhas de marketing mais eficazes, criar produtos e serviços que atendam às demandas do mercado e identificar oportunidades.

Por isso, o entendimento do comportamento do consumidor está diretamente ligado ao sucesso do atendimento ao cliente e, consequentemente, ao crescimento do negócio.

Quais fatores influenciam o comportamento do consumidor?  

O comportamento do consumidor é influenciado por uma variedade de fatores complexos que interagem de maneira dinâmica, moldando as escolhas e preferências deles em relação a produtos e serviços. 

Entender essa interação é primordial para que a empresa possa se adaptar de acordo com as necessidades e expectativas do público-alvo. 

A seguir, listamos alguns dos principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor. 

Culturais

Os fatores culturais influenciam o comportamento do consumidor, moldando suas preferências, valores e crenças. As normas culturais, tradições e costumes de uma sociedade impactam diretamente as escolhas de consumo das pessoas. 

A linguagem, os símbolos e os rituais culturais também direcionam a forma como os produtos e serviços são percebidos e consumidos. 

Sociais

Os fatores sociais moldam as escolhas e decisões de compra do cliente. As interações com grupos de referência, como família, amigos, colegas e comunidades online, estão diretamente ligadas ao fornecer modelos de comportamento, normas e valores que influenciam as preferências do consumidor. 

As expectativas sociais, as pressões de grupo e o desejo de pertencimento também afetam as escolhas, levando o cliente a adotar produtos, marcas e estilos de vida socialmente aceitos e valorizados por seu grupo de referência. 

Pessoais

Aspectos como idade, gênero, nível educacional, ocupação, estilo de vida, valores e personalidade influenciam diretamente as preferências e decisões de compra de um indivíduo. 

Além disso, fatores psicológicos, como motivações, percepções e atitudes, também se ligam a forma como o consumidor interage com os produtos e marcas. A experiência pessoal e histórico de vida de cada pessoa também molda suas escolhas de compra.

Psicológicos

As necessidades, desejos, emoções e crenças de um indivíduo têm um impacto direto sobre suas escolhas de consumo. Por exemplo, as emoções podem influenciar a preferência por determinadas marcas ou itens, enquanto as crenças e atitudes moldam a percepção de valor e a aceitação de uma oferta.

O processo de tomada de decisão do cliente, incluindo a busca por informações, avaliação de alternativas e finalização da compra, está diretamente ligado a aspectos psicológicos. 

Financeiros

Os fatores financeiros abrangem tanto questões individuais como o orçamento pessoal, níveis de renda e disponibilidade de crédito, quanto o contexto econômico mais amplo, como taxas de juros, inflação e desemprego. 

Indivíduos geralmente ajustam suas escolhas de consumo de acordo com sua situação financeira, optando por produtos e serviços que se adequem ao seu orçamento. Em períodos de incerteza econômica, tendem a adotar comportamentos mais conservadores, priorizando necessidades básicas e adiando algumas compras. 

Opiniões 

As opiniões exercem influência no comportamento do consumidor, pois as recomendações e avaliações de outras pessoas podem afetar as decisões de compra. Opiniões positivas sobre um produto ou serviço podem aumentar a confiança do cliente e incentivá-lo a comprar, enquanto opiniões negativas podem afastá-lo. 

A influência das opiniões também está ligada a disseminação rápida das informações através das redes sociais e plataformas de avaliação online. 

Tendências 

O consumidor muitas vezes busca se alinhar com as últimas tendências em moda, estilo de vida, tecnologia e cultura. A influência das tendências pode afetar as escolhas de compra, levando-o a adquirir novos produtos ou marcas para se manter atualizado ou seguirem a popularidade. 

Portanto, a empresa que acompanha de perto as tendências e responde rapidamente a elas têm maior probabilidade de atrair e reter esse tipo de cliente.

>> Leia também: Guia completo com dicas e melhores ferramentas para o atendimento ao cliente

Existe um comportamento padrão do consumidor atual? 

Com as inúmeras opções que o mercado oferece, o consumidor está cada vez mais exigente e a maneira como a organização oferece o atendimento, é fundamental para conquistar ou não a fidelização. 

Dos clientes entrevistados pela pesquisa do Stackla Reports, 70% afirmaram que a experiência de compra personalizada é o diferencial para que decidam em qual empresa comprar. Isso mostra como é importante estruturar um atendimento ao cliente de alto nível, que entenda as necessidades de cada um.

Além disso, com a tecnologia presente na vida das pessoas e inovando constantemente, a organização precisa se adequar para acompanhar essas transformações e estar sempre à frente. 

A pesquisa “Top Strategic Technology Trends for 2022: Hyperautomation”mostrou que 55% das organizações entrevistadas direcionam os investimentos em software e plataformas tecnológicas para elevar a experiência do consumidor. 

O cliente está mais digital e imediatista, o que exige um maior preparo tecnológico para atendê-lo. São inúmeras tecnologias que permitem  acompanhar o atual comportamento do consumidor, como os chatbots e assistentes virtuais, as ferramentas analíticas para monitoramento em tempo real e o omnichannel.

A estratégia omnichannel é uma das ferramentas que mais estão conectadas ao novo comportamento do consumidor. Um levantamento da Forbes, apontou que a cada 10 clientes da geração Z, oito optam por organizações que ofereçam uma experiência omnichannel.

Esse é um exemplo que mostra como é fundamental que a empresa esteja atenta ao comportamento do consumidor para oferecer sempre os recursos e ferramentas adequados para um atendimento de excelência.

Como entender o comportamento do seu consumidor? 

Analisar o comportamento do consumidor é essencial para entender suas necessidades, preferências e expectativas, permitindo que a empresa ofereça um atendimento mais personalizado e eficaz. 

Existem diversas maneiras de realizar essa análise, sendo uma delas as avaliações de atendimento. Pedir para que cada cliente avalie sua experiência fornece insights valiosos sobre o que está funcionando bem e onde há oportunidades de melhoria. 

Essas avaliações podem ser obtidas por meio de pesquisas de satisfação pós-atendimento, feedbacks em tempo real durante o processo de compra ou mesmo através de plataformas online. Assim, é possível identificar padrões e tendências no comportamento do consumidor, bem como áreas específicas que precisam de atenção.

Além das avaliações, é importante gerar relatórios que ajudem a otimizar o atendimento com base em dados. Isso envolve a coleta e análise de métricas, como:

  • Tempo médio de espera;
  • Taxa de resolução de problemas no primeiro contato;
  • Índice de satisfação;
  • Taxa de retenção. 

Esses relatórios oferecem uma visão ampla do desempenho do atendimento, permitindo que a organização identifique áreas de excelência e pontos fracos. Com base nessas informações, podem ser implementadas melhorias contínuas. 

Ao compreender melhor o comportamento do consumidor, a empresa pode antecipar suas demandas, oferecer soluções personalizadas e criar experiências memoráveis que fidelizam e geram recomendações positivas

>> Gostou deste conteúdo e deseja acompanhar com precisão o atendimento ao cliente do seu negócio com um relatório completo? Baixe o nosso template!

Deixe o seu comentário

Array

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.