TiFlux | Blog
Categorias
Todas as categorias Acesso remoto
Atendimento ao cliente
Atualizações Tiflux
Empreendedorismo
Gestão de chamados
Gestão de equipes
Gestão de projetos
Gestão de serviços
Gestão de TI
Performance de TI
Gestão de vendas
Help Desk
Inteligência artificial
Segurança da informação
Service Desk
Suporte ao cliente
Tecnologia da informação
Uncategorized
Webinar
+ Conteúdos
Materiais
Tudo sobre:
Atendimento ao cliente Whatsapp Business Help Desk Service Desk ITSM Customer Success Gestão de TI
Site Assinar newsletter
Atendimento ao cliente 8 minutos

Como medir a eficácia do seu atendimento ao cliente: principais métricas e KPIs

TIFlux - Como medir a eficácia do seu atendimento ao cliente: principais métricas e KPIs
Ademir Vicente Machado Junior
Por Ademir Vicente Machado Junior
20 de fevereiro de 2025

Compartilhe:

LinkedinFacebook

Quando o assunto é garantir a satisfação do consumidor não pode haver “achismos”. É preciso traçar estratégias eficazes para encantar seu público, e ter certeza de que elas estão funcionando. 

Afinal, o atendimento ao cliente pode gerar um defensor ou um detrator da sua marca – e ninguém quer dar um tiro no pé, certo?

Por isso é tão importante saber exatamente o que está sendo feito quanto acompanhar o desenvolvimento das ações e corrigir falhas. Mas sem as métricas certas não há monitoramento que funcione. 

Os indicadores de atendimento ou Key Performance Indicator (KPIs) o ajudam a entender e mensurar a performance do suporte, identificando o que precisa ser melhorado e onde há oportunidades para agregar mais valor ao cliente.

Nesse artigo você conhecerá as principais métricas de satisfação do cliente para medir a eficácia do atendimento e conquistar mais embaixadores para a sua marca.

O que são KPIs e métricas de atendimento ao cliente?

KPIs e métricas de atendimento ao cliente são ferramentas utilizadas para mensurar os resultados gerados pelo suporte. Assim, é possível avaliar se as metas e objetivos estão sendo cumpridos e se alguns fatores-chave estão sendo alcançados.

A diferença entre ambos é simples. As métricas são informações mais brutas, que permitem mensurar, monitorar e gerir estratégias para a satisfação do cliente, por exemplo.

Já os KPIs são criados a partir das métricas, explicando matematicamente se o objetivo foi ou não atingido, ou seja, indicam o resultado de uma ação, seja de forma numérica ou percentual.

Dessa forma, estes indicadores e métricas avaliam os vários aspectos que compõem a performance da equipe de atendimento e que interferem diretamente na percepção que o cliente tem da sua empresa. 

Principais KPIs para atendimento ao cliente

Conheça alguns dos principais KPIs que podem ajudar você a mensurar a eficiência operacional do atendimento ao cliente e melhorar a sua experiência com o suporte:

TMR Tempo Médio de Resolução

Como o próprio nome já diz, o Tempo Médio de Resolução (TMR) mede quanto tempo, em média, um atendente leva para resolver uma solicitação de um cliente, contando desde o primeiro contato até a solução final. 

E quanto menor esse tempo, melhor o atendimento ao cliente, já que significa que os clientes estão recebendo respostas rápidas e eficientes, impactando positivamente a satisfação do consumidor.

Taxa de Abandono ou Churn

Também chamada de Churn, a Taxa de Abandono mede quantos clientes deixam de usar um serviço ou cancelam uma assinatura em um determinado período.

Quanto maior a taxa de abandono, pior para os negócios, porque significa que os consumidores não estão satisfeitos com a sua marca. É preciso identificar onde está o problema para eliminar o gargalo e manter essa taxa baixa, reduzindo ao máximo a perda de clientes.

Tempo Médio de Atendimento (TMA)

O Tempo Médio de Atendimento (TMA) mede quanto tempo, em média, um atendente leva para atender e resolver uma chamada. Para calcular o TMA, basta somar o tempo total gasto em todas as interações e dividir pelo número de interações. 

Por exemplo, se em um dia os atendentes gastaram 500 minutos em 50 chamadas, o TMA seria 10 minutos. Um TMA baixo indica que os atendentes estão sendo eficientes e resolvendo os problemas dos clientes rapidamente, o que é ótimo para a satisfação do cliente.

Nível de Serviço (Service Level)

O Nível de Serviço é uma métrica que mede a eficiência do serviço de atendimento ao cliente. Ela indica a porcentagem de chamadas ou solicitações atendidas dentro de um tempo pré-determinado. 

Por exemplo, se uma empresa tem um objetivo de atender 80% das chamadas em menos de 30 segundos, o Nível de Serviço mostra se esse objetivo está sendo alcançado.

Para calcular, você divide o número de chamadas atendidas no tempo-alvo pelo número total de chamadas recebidas e multiplica por 100 para obter uma porcentagem. 

Taxa de Transferência de chamadas

A Taxa de Transferência de Chamadas mostra a porcentagem de chamadas que precisam ser transferidas para outro atendente ou departamento. 

Se essa taxa for alta, pode indicar que os atendentes não estão totalmente preparados ou equipados para resolver as consultas ou que o sistema de atendimento está mal estruturado. 

Uma baixa taxa de transferência é um sinal positivo de que os atendentes são bem treinados e conseguem resolver a maioria dos problemas dos clientes diretamente, o que melhora a experiência do cliente e a eficiência operacional.

Essa taxa é medida dividindo-se o número de chamadas transferidas pelo número total de chamadas recebidas, multiplicado por 100 para obter uma porcentagem. 

Então se em um mês o suporte teve 1000 chamadas e 200 delas foram transferidas, a taxa de transferência seria de 20%. 

Como medir a satisfação do cliente?

Da mesma forma há métricas para mensurar a satisfação do cliente. Conheça algumas das mais importantes:

CES (Customer Effort Score)

A CES mede o quanto esforço o cliente teve que fazer para resolver um problema ou obter um serviço. 

Funciona assim: depois de interagir com a empresa, os clientes respondem à pergunta “O quanto você teve que se esforçar para resolver seu problema?” numa escala de 1 a 7, onde 1 significa “muito pouco esforço” e 7 significa “muito esforço”. 

A pontuação média indica o quão fácil ou difícil é para os clientes resolverem suas questões. Menos esforço geralmente significa clientes mais felizes e leais.

NPS (Net Promoter Score)

O NPS é um KPI que mede a lealdade dos clientes de uma empresa. Essa medição é feita através de uma única pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa a amigos ou colegas?”

As respostas são então classificadas em três grupos: de 9 a 10, são os clientes promotores da marca, de 7 a 8 os clientes neutros, e de 0 a 6, os detratores (0-6). 

Para chegar ao NPS basta subtrair a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores.

Se o resultado for alto, quer dizer que muitos clientes são fiéis à empresa. É uma ótima forma de saber se a empresa está agradando seus clientes ou se precisa melhorar em algo.

CSAT (Customer Satisfaction Score)

O CSAT é um KPI parecido, porém para mensurar o grau de satisfação do cliente. Os clientes são perguntados o quão satisfeitos estão com o atendimento do cliente em uma escala de 1 a 5, onde 1 é “muito insatisfeito” e 5 é “muito satisfeito”. 

As respostas são usadas para calcular uma média. Se a pontuação for alta, significa que a maioria dos clientes está satisfeito com o suporte. Apesar de simples, a ferramenta é eficaz para entender se as expectativas dos clientes estão sendo atendidas.

O papel do feedback do cliente na mensuração de KPIs

Ouvir o cliente é fundamental para entender melhor o que se passa com ele durante a jornada e qual a sua percepção do atendimento ao cliente. Por isso, incentivar o feedback é tão importante: é o consumidor falando, sem intermediários ou ruídos.

Dessa forma, o feedback ajuda a identificar áreas de melhorias, mas também de inovações, servindo ainda de fonte para acompanhar KPIs como o CSAT, NPS e CES. 

O monitoramento das KPIs vinculado ao feedback dos clientes permite que as empresas tomem decisões mais embasadas para gerar melhorias contínuas na experiência do cliente.

Ferramentas para acompanhar KPIs e métricas de atendimento ao cliente

Agora que você viu como é importante monitorar, mensurar e ajustar resultados através de métricas e KPIs, deve estar imaginando a quantidade monstruosa de dados gerados.

Por isso, algumas ferramentas tecnológicas são fundamentais para que todas as informações dos clientes sejam coletados e organizados de forma rápida e contínua. 

Entre as principais ferramentas estão o CRM (Customer Relationship Management) e os softwares especializados nos processos de atendimento ao cliente, como o Tiflux.

Com essas ferramentas integradas é possível fazer um monitoramento otimizado e em tempo real, proporcionando uma visão holística e precisa da eficiência do atendimento. 

Tiflux: a solução completa para otimizar seu atendimento ao cliente

A Tiflux é a parceira ideal para empresas que buscam centralizar e simplificar o atendimento ao cliente. A plataforma melhora a interação com os consumidores, organiza os fluxos de trabalho e eleva a produtividade da equipe, resultando em maior satisfação dos clientes. 

As soluções integradas da Tiflux potencializam o desempenho do atendimento, oferecendo uma gestão eficiente e centralizada para todos os canais de comunicação.

Venha conhecer mais sobre a Tiflux, a melhor plataforma de soluções de atendimento multicanais e descobrir o sistema perfeito para a sua empresa!

TIFlux -

Veja também

TIFlux - <strong>Planilha de atendimento: modelo gratuito</strong>

Planilha de atendimento: modelo gratuito

TIFlux - Excelência no atendimento ao cliente: conheça 6 estratégias para alcançar excelência

Excelência no atendimento ao cliente: conheça 6 estratégias para alcançar excelência

TIFlux - Ferramentas para melhorar a experiência do cliente em sua empresa

Ferramentas para melhorar a experiência do cliente em sua empresa

Quer se tornar um especialista em serviços de atendimento?

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail!

Empresa
Carreiras
Sistema
Funcionalidades Preços API Termos de uso Status do Tiflux
Soluções
Atendimento ao cliente Atendimento interno Gestão de TI
Serviços
Guia de uso Canal de suporte Academia Tiflux
Conteúdos
Blog Materiais
Telefone
+55 (11) 4200-8293
Horário de atendimento
Segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 18h
Endereço
Rua Fortaleza, 87 - Saguaçú - 89.221-650 - Joinville - SC
Comercial
[email protected]
Suporte
[email protected]
© 2024 Tiflux, Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Vá para versão mobile