TiFlux | Blog
Categorias
Todas as categorias Acesso remoto
Atendimento ao cliente
Atualizações Tiflux
Empreendedorismo
Gestão de chamados
Gestão de equipes
Gestão de projetos
Gestão de serviços
Gestão de TI
Performance de TI
Gestão de vendas
Help Desk
Inteligência artificial
Segurança da informação
Service Desk
Suporte ao cliente
Tecnologia da informação
Uncategorized
Webinar
+ Conteúdos
Materiais
Tudo sobre:
Atendimento ao cliente Whatsapp Business Help Desk Service Desk ITSM Customer Success Gestão de TI
Site Assinar newsletter
Atendimento ao cliente 6 minutos

CX e UX: veja como garantir mais satisfação para seu público

TIFlux - CX e UX: veja como garantir mais satisfação para seu público
Ademir Vicente Machado Junior
Por Ademir Vicente Machado Junior
12 de agosto de 2024

Compartilhe:

LinkedinFacebook

Atualmente, a marca que não se preocupa com a experiência do seu público está fadada ao fracasso. Mas há várias formas de envolvimento que precisam ser consideradas em suas diferenças para que sejam traçadas as melhores estratégias de satisfação e engajamento. E é aí que entram os conceitos de CX e UX – ou customer experience e user experience, respectivamente. Mas você sabe a diferença entre eles?

Os hábitos de consumo mudaram, portanto as formas de gerar a fidelização também precisaram mudar. Por isso, se você quer criar ou potencializar os diferenciais da sua marca no mercado, precisa focar na experiência do cliente e na experiência do usuário.

Leia este artigo até o fim para entender a diferença entre CX e UX e descobrir como transformar seus clientes em embaixadores da sua marca.

O que é CX?

Muito se fala de que esta é a era do cliente, e entender isso é fundamental para conquistar seu público. Afinal, nunca antes o consumidor esteve tão exigente, tão ciente do que quer e com acesso a tanta informação. E a CX é exatamente isso, a experiência completa do seu consumidor com a sua marca.

A jornada B2B é ainda mais complexa do que a B2C, com mais etapas, tempo de consideração e muitas vezes até tomadores de decisões. Por isso merece ainda mais atenção à experiência do cliente, envolvendo as percepções e impressões que ele tem ao longo dos pontos de contato em todo o seu relacionamento com a empresa.

Dessa forma, a CX inclui desde o primeiro contato em uma rede social, por exemplo, até a pesquisa no blog, o download de um material e o preenchimento do cadastro, até o contato com o vendedor, fechamento do negócio, os canais de atendimento e toda a nutrição do pós-venda. 

Ou seja, a CX cuida do envolvimento global do cliente com a marca, que pode gerar a identificação com a empresa e conexões sólidas e duradouras. 

E o que é UX?

Agora vamos falar do seu cliente como usuário – de plataformas, softwares, sites e/ou aplicativos, por exemplo. A UX é justamente isso, a experiência do usuário na interação específica com um serviço ou produto.

Por isso, uma das maiores preocupações da UX é a usabilidade dos processos, a facilidade, a atração e a eficiência do que você está oferecendo. Quanto mais intuitivo e eficiente, melhor a UX, que, por sua vez, também tem um forte impacto na imagem da empresa como um todo.

Para se ter uma ideia, o termo UX foi criado na década de 90, pelo cientista cognitivo Din Norman, então vice-presidente do Advanced Technology Group da Apple. 

Norman percebeu que, até então, o design de produtos e serviços consideravam apenas a funcionalidade e a estética, mas não se preocupavam, realmente, com a experiência de quem os estava usando.

Era o caso, por exemplo, dos praticamente recém-lançados PCs, cuja venda não vingaria se o usuário não se sentisse à vontade com o uso.

Assim, não basta o produto ser bonito e eficiente. Ele precisa ser intuitivo, fazer com que o usuário sinta-se à vontade naquele ambiente, melhorando cada vez mais a sua experiência ao longo dos processos.

A UX, então, deve pensar em formas que melhorem cada vez mais a interação do usuário com o produto. Assim é criado um impacto positivo sobre a marca de forma geral, melhorando sua imagem e ajudando a fidelizar o cliente.

Diferença entre CX e UX

Podemos dizer, então, que a UX faz parte da CX, que é mais abrangente. Mas a CX só vai conseguir fidelizar o cliente se ele gostar da sua experiência como usuário, certo? 

Por isso, CX e UX são diferentes, mas se relacionam, são complementares. Assim, todas as etapas da jornada do cliente precisam ser coordenadas, coerentes e harmônicas entre si de forma que o cliente tenha uma percepção unificada. Até porque, para quem consome seus produtos e/ou serviços, não existe UX e CX, apenas experiências. 

Interseção entre CX e UX

Como dissemos, CX e UX se relacionam de forma complementar. Mas há interseções. Enquanto a CX vai além do produto ou serviço, a UX é essencial para uma experiência positiva do cliente na medida em que contempla as necessidades dos pontos de contato com a empresa ao longo da jornada.

Um bom exemplo disso é no atendimento ao cliente, SAC, Help Desk e Service Desk. A UX ajuda a melhorar a experiência nos canais de atendimento, gerando valor aos cliente/usuário.

Então digamos que um cliente tem uma dificuldade ou dúvida sobre o produto e entra em contato com o atendimento UX. 

Naquele momento o software ou plataforma intuitiva e automatizada gera dados valiosos para a validação de hipótese e tomadas de decisões para CX, como as perguntas mais frequentes, maiores dificuldades em relação a alguma funcionalidade etc.

Mesmo sendo equipes diferentes, CX e UX têm em comum a solução de problemas envolvendo o produto ou serviço.

Benefícios de investir em CX e UX

Como você viu, é fácil perceber os benefícios de investir em CX e UX. A UX possibilita que o produto seja intuitivo e fácil de usar, melhorando a interação e o envolvimento com cada processo. 

Já a CX amplia a experiência em todos os pontos de contato, impactando positivamente a impressão sobre a empresa, então ambos geram valor que impulsiona a fidelização.

Por outro lado, ao melhorar a experiência do usuário, a marca demonstra preocupação com as necessidades de seus clientes, agregando um valor além do produto ou serviço e gerando um grande diferencial competitivo.

Assim, alguns dos benefícios são:

  • Maior retenção de visitantes e tempo de permanência no site;
  • Aumento da conversão e fidelização dos clientes;
  • Melhoria na reputação da marca no mercado;
  • Geração de dados para insights valiosos;
  • Criação de diferenciais competitivos;
  • Maior engajamento do usuário;
  • Redução da taxa de abandono;
  • Maior satisfação do cliente.

Medindo CX e UX

Mensurar CX e UX é fundamental para garantir a assertividade das estratégias, otimizar custos e vender mais. Conheça três das principais métricas para cada caso.

Métricas para CX

Average Resolution Time (ART) – Mede o tempo de resolução de um problema, da sua apresentação pelo cliente até a solução final. Divida a soma de todos os tempos de resolução pelo número de casos solucionados em determinado período. Quanto mais rapidamente for encontrada a solução, mais felizes ficam os clientes.

Customer Effort Score (CES) – Envolve o feedback dos clientes através de uma pergunta: quão fácil foi resolver o seu problema hoje? A escala geralmente usada é de 5 e 7 pontos. A partir das respostas é possível identificar onde estão os maiores problemas de CX e aperfeiçoar a estratégia.

First Contact Resolution (FCR) – Mostra quantos clientes têm seus problemas solucionados já no primeiro contato com a empresa, proporcionalmente ao total de pedidos de contato que uma empresa recebe. Ela indica se os clientes estão conseguindo a ajuda que precisam de maneira rápida, mas também se a equipe está conseguindo resolver os problemas por conta própria.

Métricas para UX

Error Rate – Mede a frequência com que estão ocorrendo erros durante a interação do usuário com o produto ou serviço, desde problemas de carregamento da página a erros de digitação, por exemplo.

Net Promoter Score (NPS) – Mede a satisfação dos clientes e a probabilidade de recomendação de um produto ou serviço, de acordo com uma escala de 0 a 10.

Customer Effort Score (CES) – Mede o nível de esforço cognitivo despendido pelo usuário para realizar uma tarefa através do seu produto ou serviço, normalmente em uma escala de 1 a 7.

Estratégias para melhorar CX e UX

Algumas práticas podem melhorar bastante a experiência do cliente e a experiência do usuário, garantindo mais satisfação em relação à sua empresa. 

Conheça algumas dessas estratégias:

  1. Conheça o perfil e as necessidades do seu público-alvo. Faça pesquisas para entender suas necessidades, desejos, dificuldades e comportamentos e gerar experiências mais alinhadas à demanda.
  2. Garanta a usabilidade de seu produto ou serviço através de uma navegação clara, eficiente e intuitiva. Evite processos confusos, palavras complicadas ou de duplo sentido, excesso de informações e design complicado. 
  3. Seja claro e direto, simples e com elementos visuais que proporcionem um entendimento rápido das funções. Faça testes de usabilidade para identificar o que pode ser melhorado.
  4. Ofereça possibilidades de customização, de forma que a interface possa ser ajustada de acordo com as preferências do usuário. Dessa forma você personaliza a experiência, melhorando o nível de satisfação.
  5. Ofereça processos rápidos, seja no carregamento de uma página ou no atendimento ao cliente. Utilize softwares sem scripts pesados, que facilitem o desempenho das equipes e o acesso a informações.

Ao melhorar sua CX e UX, sua empresa vai garantir muito mais satisfação dos clientes, gerar fidelização com mais facilidade e criar diferenciais competitivos no mercado que vão alavancar vendas e atrair novos consumidores. Venha conhecer as soluções TIFLUX e aproveite para descobrir mais dicas para  sua empresa no nosso Blog!

TIFlux -

Veja também

TIFlux - Excelência no atendimento ao cliente: conheça 6 estratégias para alcançar excelência

Excelência no atendimento ao cliente: conheça 6 estratégias para alcançar excelência

TIFlux - Como preparar seu atendimento para a Black Friday Brasil?

Como preparar seu atendimento para a Black Friday Brasil?

TIFlux - Cliente oculto no mercado B2B: 5 benefícios dessa subestimada estratégia 

Cliente oculto no mercado B2B: 5 benefícios dessa subestimada estratégia 

Quer se tornar um especialista em serviços de atendimento?

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail!

Empresa
Carreiras
Sistema
Funcionalidades Preços API Termos de uso Status do Tiflux
Soluções
Atendimento ao cliente Atendimento interno Gestão de TI
Serviços
Guia de uso Canal de suporte Academia Tiflux
Conteúdos
Blog Materiais
Telefone
+55 (11) 4200-8293
Horário de atendimento
Segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 18h
Endereço
Rua Fortaleza, 87 - Saguaçu - 89.221-650 - Joinville - SC
Comercial
[email protected]
Suporte
[email protected]
© 2025 Tiflux, Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Vá para versão mobile